Já alguma vez pensou como seriam os seus pensamentos se não conseguisse compreender ou falar uma única palavra?
Pode parecer que a linguagem é a base de todo o pensamento, mas os cientistas estão agora a descobrir que o pensamento e a linguagem podem ser mais independentes do que pensávamos.
Tradicionalmente, muitos assumiram que a linguagem e o pensamento estão intrinsecamente ligados. O filósofo britânico Bertrand Russell, por exemplo, sugeriu que, sem a linguagem, o pensamento complexo seria impossível. No entanto, Russell poderia estar errado.
As descobertas de Evelina Fedorenko, neurocientista do McGovern Institute for Brain Research do MIT, sugerem que, embora a linguagem seja uma ferramenta útil para comunicar ideias, não é necessária para o raciocínio complexo ou para a resolução de problemas.
Fedorenko, que inicialmente acreditava que a linguagem e o pensamento estavam intrinsecamente associados, propôs-se encontrar a região do cérebro responsável pela linguagem e pelo pensamento de alto nível. Para sua surpresa, a sua investigação revelou que as áreas linguísticas do cérebro permanecem em grande parte inativas durante tarefas não verbais, como resolver puzzles ou fazer contas.
Em declarações à Scientifican American, Fedorenko disse que a sua investigação revela que o cérebro tem sistemas diferentes para diferentes tipos de pensamento. Os resultados da investigação foram publicados na conceituada revista Science.
Por exemplo, um sistema pode lidar com o raciocínio social, enquanto outro gere a consciência espacial ou a resolução de problemas. Estes sistemas podem funcionar sem qualquer necessidade de linguagem.
As provas que sustentam estas conclusões provêm tanto de métodos tradicionais, como o estudo de pacientes com lesões cerebrais, como de técnicas modernas de imagiologia cerebral.
Então, se a linguagem não é necessária para o pensamento, porque é que os humanos a desenvolveram? De acordo com Fedorenko, a linguagem evoluiu como um poderoso instrumento de comunicação. É o que nos permite partilhar conhecimentos, ideias e informações com os outros.