Não lavar as mãos depois de defecar é mais perigoso do que comer frango mal passado

Não lavar as mãos depois de ir à casa de banho pode ser mais perigoso do que comer frango mal passado. É provável que a transmissão de E. coli seja mais comum através de partículas fecais do que propriamente de alimentos mal cozinhados.

Uma sanita é uma ambiente prolífero para germes, micróbios e até mesmo bactérias como a E. coli e salmonela. Por vezes, as pessoas menosprezam a necessidade de lavar as mãos depois de ir à casa de banho. No entanto, saiba que isso pode ser mais perigoso do que comer frango mal passado, diz um novo estudo.

Por muito cuidado que se tenha, até a própria descarga ou a maçaneta da porta podem ter bactérias perigosas para a nossa saúde. Apesar da importância da higiene nas casas de banho, apenas 67% das pessoas lava as mãos depois de defecar, segundo o Tech Explorist.

Comida mal passada é o menor dos seus males no que toca à possibilidade de transmissão de E. coli — deve mesmo preocupar-se com a higiene na casa de banho.

Até ao momento, não se sabia se a E. coli resistente a antibióticos era transmitida através de alimentos ou passada de pessoa para pessoa. Para perceber isto, a equipa de cientistas sequenciou os genomas da E. coli segura.

Através dos resultados encontraram semelhanças nas estirpes de E. coli de sangue, fezes e amostras de esgotos. Em contrapartida, encontraram uma grande exclusividade nas amostras de E. coli da carne de frango, gado e lama de animais.

“As infeções causadas pela bactéria ESBL-E. coli são difíceis de tratar. Elas estão a tornar-se mais comuns na comunidade e nos hospitais. As taxas de mortalidade entre as pessoas infetadas com essas estirpes de superbactérias são o dobro das pessoas infetadas com estirpes tratáveis”, explicou o autor do estudo, David Livermore.

Além disso, o especialista notou que a grande maioria das estirpes que causam infeções humanas “não provêm da ingestão de frango ou de qualquer outra coisa na cadeia alimentar”. Como tal, acredita que a forma de transmissão mais comum é de humano para humano, através de partículas fecais.

“Precisamos de continuar a cozinhar bem o frango. Existem muitas bactérias importantes que causam intoxicação alimentar, incluindo outras estirpes de E. coli, que são encontradas na cadeia alimentar. Mas aqui é muito mais importante lavar as mãos depois de ir à casa de banho”, notou Livermore.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. É espantoso! A ser verdade, 1/3 da população não lava as mãos depois de ir á casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas.
    Pessoalmente acho incrivel que depois de tantos estudos e evidências sobre a importância, absolutamente fundamental, de lavar as mãos depois de ir ao wc, uma atitude tão simples mas das mais eficazes para evitar problemas de saude, sendo até um dos elementos preventivos centrais e de maior importância nas politicas de saude publica, haja tanta gente a ignorar a importância dum gesto de higiene tão básico e elementar.

  2. como é possível em pleno século XXI não lavarem as mãos depois de defecarem? Não estamos na Idade Média

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …