Não lavar as mãos depois de defecar é mais perigoso do que comer frango mal passado

Não lavar as mãos depois de ir à casa de banho pode ser mais perigoso do que comer frango mal passado. É provável que a transmissão de E. coli seja mais comum através de partículas fecais do que propriamente de alimentos mal cozinhados.

Uma sanita é uma ambiente prolífero para germes, micróbios e até mesmo bactérias como a E. coli e salmonela. Por vezes, as pessoas menosprezam a necessidade de lavar as mãos depois de ir à casa de banho. No entanto, saiba que isso pode ser mais perigoso do que comer frango mal passado, diz um novo estudo.

Por muito cuidado que se tenha, até a própria descarga ou a maçaneta da porta podem ter bactérias perigosas para a nossa saúde. Apesar da importância da higiene nas casas de banho, apenas 67% das pessoas lava as mãos depois de defecar, segundo o Tech Explorist.

Comida mal passada é o menor dos seus males no que toca à possibilidade de transmissão de E. coli — deve mesmo preocupar-se com a higiene na casa de banho.

Até ao momento, não se sabia se a E. coli resistente a antibióticos era transmitida através de alimentos ou passada de pessoa para pessoa. Para perceber isto, a equipa de cientistas sequenciou os genomas da E. coli segura.

Através dos resultados encontraram semelhanças nas estirpes de E. coli de sangue, fezes e amostras de esgotos. Em contrapartida, encontraram uma grande exclusividade nas amostras de E. coli da carne de frango, gado e lama de animais.

“As infeções causadas pela bactéria ESBL-E. coli são difíceis de tratar. Elas estão a tornar-se mais comuns na comunidade e nos hospitais. As taxas de mortalidade entre as pessoas infetadas com essas estirpes de superbactérias são o dobro das pessoas infetadas com estirpes tratáveis”, explicou o autor do estudo, David Livermore.

Além disso, o especialista notou que a grande maioria das estirpes que causam infeções humanas “não provêm da ingestão de frango ou de qualquer outra coisa na cadeia alimentar”. Como tal, acredita que a forma de transmissão mais comum é de humano para humano, através de partículas fecais.

“Precisamos de continuar a cozinhar bem o frango. Existem muitas bactérias importantes que causam intoxicação alimentar, incluindo outras estirpes de E. coli, que são encontradas na cadeia alimentar. Mas aqui é muito mais importante lavar as mãos depois de ir à casa de banho”, notou Livermore.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. É espantoso! A ser verdade, 1/3 da população não lava as mãos depois de ir á casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas.
    Pessoalmente acho incrivel que depois de tantos estudos e evidências sobre a importância, absolutamente fundamental, de lavar as mãos depois de ir ao wc, uma atitude tão simples mas das mais eficazes para evitar problemas de saude, sendo até um dos elementos preventivos centrais e de maior importância nas politicas de saude publica, haja tanta gente a ignorar a importância dum gesto de higiene tão básico e elementar.

  2. como é possível em pleno século XXI não lavarem as mãos depois de defecarem? Não estamos na Idade Média

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …