Não há como “voltar ao normal” (e quanto mais depressa aceitarmos, melhor)

Mário Cruz / Lusa

Os psicólogos consideram que ter saudades da vida quotidiana do início do ano não é necessariamente algo mau. O perigo está em ansiar pela normalidade, em vez de tentar descobrir como lidar com o que está por vir, numa altura em que o mundo se vê a braços com uma pandemia.

Thomas Davenport, professor no Babson College, nos Estados Unidos, defende que “os políticos que fingem que o ‘normal’ está ao virar da esquina estão a enganar os cidadãos e a eles próprios” e que a pandemia de covid-19 mudou o mundo, pelo menos como o conhecíamos.

À CNN, o docente explicou que a tendência humana de acreditar que a mudança é temporária e que o futuro se parecerá novamente com o passado costuma ser chamada de “viés de normalidade“.

As pessoas que não se adaptam à mudança acreditam que o “normal” vai voltar e atrasam a modificação das suas rotinas diárias ou das suas perspetivas.

Aqueles que se recusam a usar máscara de proteção, por exemplo, podem ser culpados de preconceito de normalidade, uma vez que encaram essa intrusão nas suas vidas como uma moda passageira que não precisam de abraçar.

Ainda assim, apesar de uma parte do nosso cérebro se sentir tentado a resistir à mudança, encarando os desastres como um evento passageiro, há uma outra parte mais forte que abraça o novo normal muito rapidamente. Chama-se “adaptação hedónica” e é a capacidade de a mente aceitar rapidamente algo que, semanas antes, a teria paralisado.

O benefício da adaptação hedónica é que ela funciona em todas as direções: isto significa que as mudanças que alteram a vida diária em apenas um mês podem ser abandonadas rapidamente no mês seguinte. “Pode ser a adaptação à máscara como ao novo normal”, disse Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia da Universidade da Califórnia.

Os comportamentos que permanecem são aqueles que estão inseridos nas nossas rotinas diárias, que são “acionados automaticamente“.

“Agora, lavamos as mãos com mais frequência, sem pensar. Isso é algo que definitivamente pode permanecer na nossa rotina”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já não há paciência (eu nunca tive) para ler coisas, ditas por supostas personagens, que ninguém conhece, e mesmo assim alguém PAGA para aparecerem em “notícias” destas. Já todas as pessoas perceberam que este circo é uma trapaça montada levando-nos para o país das maravilhas e da carneirada. Máscaras fazem mal ás pessoas. Fazem feridas e borbulhas que provocam infecções. Criam estigmas mentais porque… enfim. Toda a gente sabe. Boa saúde a todos

RESPONDER

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …