“Não aprecio insultos na política”. Catarina Martins responde a Costa e insiste num acordo sobre o SNS

José Sena Goulão / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, desafiou esta quarta-feira que o Governo a “deixar as recusas” e fazer um acordo essencial para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A líder bloquista reuniu-se esta tarde com um grupo de profissionais de saúde sobre a criação do Estatuto do SNS, no âmbito da regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde, tendo no final sido questionada pelos jornalistas sobre as duras críticas feitas pelo primeiro-ministro, António Costa, ao BE, que acusou de oportunismo em relação ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Devo dizer que não aprecio insultos na política e não os tenho usado. António Costa sabe que é primeiro-ministro porque em 2015 houve um acordo com a esquerda pelo qual o Bloco de Esquerda se bateu e de que não se arrepende”, começou por referir.

Em 2019, continuou Catarina Martins, o líder socialista foi a eleições “pedindo uma maioria absoluta, que não teve”, mas o BE propôs “um novo acordo para reforçar o trabalho e o direito do trabalho em Portugal” que “o Governo e o PS recusaram”, tal como o acordo no OE2021 para o SNS.

Este é o tempo de deixar as recusas e de fazer os acordos que são essenciais para o país e o Bloco de Esquerda é nisso que está centrado. Todo o país consideraria uma irresponsabilidade se o Governo e o PS não quisessem fazer um acordo para o SNS e para garantir o acesso à saúde a toda a população”.

Apesar de acusar o Governo de ainda não ter dado estes passos, a coordenador bloquista acredita que “dará porque, em nome do país e da resposta aos portugueses, às portuguesas, a toda a população é fundamental um acordo para salvar o SNS”.

Lamento que não tenha sido possível fazê-lo no Orçamento do Estado. Creio que terá de ser possível fazê-lo, que ele será feito com o Bloco de Esquerda e é para isso que trabalhamos todos os dias”, assegurou, deixando que claro que o partido que dirige “fará tudo para esse acordo porque ele é essencial para o país”.

Em entrevista à rádio Observador na terça-feira, António Costa acusou o Bloco de Esquerda de se ter posto “ao fresco” no voto contra o Orçamento do Estado para 2021, avisando que as pessoas não perdoam este tipo de “oportunismo”, que considera um “erro gravíssimo”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza para socorrer feridos. EUA deixam aviso a Israel

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …