Nacionalização do Novo Banco ganha força no PS

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

Cresce o coro de vozes socialistas que defende a nacionalização do Novo Banco. Mas Marques Mendes alerta que essa alternativa é “um perigo” porque pode custar mais aos contribuintes.

O deputado socialista João Galamba diz que não quer ver o Estado a pagar para vender o Novo Banco e por isso, assume, sem papas na língua, que é defensor da nacionalização da instituição financeira.

“O banco já é do Estado [através do Fundo de Resolução], só que é de transição. Eu só quero que o Estado assuma plenamente e de forma normal aquilo que hoje já existe”, constata Galamba em declarações ao Diário de Notícias.

O deputado, que é vice-presidente da bancada do PS, nota que o “banco foi nacionalizado” a 13 de Agosto de 2014, com a entrada do Estado no Fundo de Resolução.

Assim, “nacionalizar não traz novos custos, apenas reconhece custos que sempre existiram”, diz Galamba, lamentando os valores da actual proposta de compra apresentada pelo fundo norte-americano Lone Star que é inferior ao valor necessário para a recuperação do banco.

O DN cita também os socialistas Eurico Brilhante Dias e Paulo Trigo Pereira que estão igualmente, do lado da nacionalização.

O PS não assumiu oficialmente, nenhuma posição, mas o presidente do partido, Carlos César, já disse que as propostas recebidas para a compra do banco são “quase vexatórias”.

“Há o risco de acontecer um novo BPN”

Para o social-democrata Marques Mendes, “a nacionalização [do Novo Banco] é um perigo“.

“Há o risco de acontecer o mesmo que aconteceu com o BPN, em que ainda hoje, o Estado está a pagar a factura da nacionalização“, alertou o comentador no seu espaço de opinião na SIC, referindo-se ao forte impacto nas contas públicas e aos custos para os contribuintes.

O social-democrata destaca que a nacionalização “implica o Estado ter de injectar dinheiro público” no banco e que “acaba por ter o mesmo efeito que a garantia estatal dada aos compradores”.

Além disso, Marques Mendes lembra que é provável que a Comissão Europeia chumbe a nacionalização. “Mas mesmo que Bruxelas autorizasse, é preciso não esquecer que, na maior parte das vezes, impõe medidas de reestruturação, como remédio, tão fortes e tão pesadas socialmente que são semelhantes a uma liquidação“, avisa.

A nacionalização do Novo Banco tem sido defendida por várias figuras da esquerda e da direita, de Manuela Ferreira Leite a Francisco Louçã, passando por Vítor Bento e José Maria Ricciardi.

Por seu turno, o PCP já anunciou que não admite outro cenário que não a manutenção do Novo Banco no Estado e que vai levar ao Parlamento um projecto de resolução nesse sentido.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Já vêm com quase um ano de atraso, já para não falar na despesa extra em ordenados a quem está a tratar da “venda. Foi sugerido pelo Dr. Vitor Bento em Fevereiro 2016, entre outras sugestões validas que fez.
    Porque não foi ouvido então?

  2. Parece-me que estamos numa ANARQUIA, há a demonstração de incapacidade de decisões , não há atitudes de responsabilidades, parece que as decisões estão a passar para o futuro, é um deixa andar numas coisas, noutras, há imposições que lembra a Ditadura. Parece-me que não há uma preocupação com os portugueses e isso entristece-me.

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …