Nacionalização do Novo Banco ganha força no PS

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

Cresce o coro de vozes socialistas que defende a nacionalização do Novo Banco. Mas Marques Mendes alerta que essa alternativa é “um perigo” porque pode custar mais aos contribuintes.

O deputado socialista João Galamba diz que não quer ver o Estado a pagar para vender o Novo Banco e por isso, assume, sem papas na língua, que é defensor da nacionalização da instituição financeira.

“O banco já é do Estado [através do Fundo de Resolução], só que é de transição. Eu só quero que o Estado assuma plenamente e de forma normal aquilo que hoje já existe”, constata Galamba em declarações ao Diário de Notícias.

O deputado, que é vice-presidente da bancada do PS, nota que o “banco foi nacionalizado” a 13 de Agosto de 2014, com a entrada do Estado no Fundo de Resolução.

Assim, “nacionalizar não traz novos custos, apenas reconhece custos que sempre existiram”, diz Galamba, lamentando os valores da actual proposta de compra apresentada pelo fundo norte-americano Lone Star que é inferior ao valor necessário para a recuperação do banco.

O DN cita também os socialistas Eurico Brilhante Dias e Paulo Trigo Pereira que estão igualmente, do lado da nacionalização.

O PS não assumiu oficialmente, nenhuma posição, mas o presidente do partido, Carlos César, já disse que as propostas recebidas para a compra do banco são “quase vexatórias”.

“Há o risco de acontecer um novo BPN”

Para o social-democrata Marques Mendes, “a nacionalização [do Novo Banco] é um perigo“.

“Há o risco de acontecer o mesmo que aconteceu com o BPN, em que ainda hoje, o Estado está a pagar a factura da nacionalização“, alertou o comentador no seu espaço de opinião na SIC, referindo-se ao forte impacto nas contas públicas e aos custos para os contribuintes.

O social-democrata destaca que a nacionalização “implica o Estado ter de injectar dinheiro público” no banco e que “acaba por ter o mesmo efeito que a garantia estatal dada aos compradores”.

Além disso, Marques Mendes lembra que é provável que a Comissão Europeia chumbe a nacionalização. “Mas mesmo que Bruxelas autorizasse, é preciso não esquecer que, na maior parte das vezes, impõe medidas de reestruturação, como remédio, tão fortes e tão pesadas socialmente que são semelhantes a uma liquidação“, avisa.

A nacionalização do Novo Banco tem sido defendida por várias figuras da esquerda e da direita, de Manuela Ferreira Leite a Francisco Louçã, passando por Vítor Bento e José Maria Ricciardi.

Por seu turno, o PCP já anunciou que não admite outro cenário que não a manutenção do Novo Banco no Estado e que vai levar ao Parlamento um projecto de resolução nesse sentido.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já vêm com quase um ano de atraso, já para não falar na despesa extra em ordenados a quem está a tratar da “venda. Foi sugerido pelo Dr. Vitor Bento em Fevereiro 2016, entre outras sugestões validas que fez.
    Porque não foi ouvido então?

  2. Parece-me que estamos numa ANARQUIA, há a demonstração de incapacidade de decisões , não há atitudes de responsabilidades, parece que as decisões estão a passar para o futuro, é um deixa andar numas coisas, noutras, há imposições que lembra a Ditadura. Parece-me que não há uma preocupação com os portugueses e isso entristece-me.

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …