Na Suécia, o dinheiro está obsoleto. E-krona é o futuro

zcopley / flickr

O Riksbank, banco central da Suécia, anunciou o lançamento de um projeto-piloto de um ano da sua proposta para o “e-krona”. O projeto usará a tecnologia de contabilidade distribuída inspirada nas blockchains que executam criptomoedas.

O dinheiro físico está a caminhar para a obsolescência na Suécia. Quase toda a gente usa uma aplicação de pagamento móvel chamado Swish. Estima-se mesmo que os comerciantes possam deixar de aceitar dinheiro até 2023.

Isto está a preocupar os banqueiros centrais do país por dois motivos. Primeiro: temem que, se a infraestrutura de pagamento for deixada completamente para o setor privado, certos grupos poderão ser excluídos. Segundo: se as pessoas perdem a capacidade de converter o que está nas suas contas bancárias comerciais numa forma de “dinheiro” apoiado pelo governo, pode minar a sua fé no sistema monetário.

É por isso que, há alguns anos, o Riksbank começou a investigar a possibilidade de uma moeda digital apoiada pelo Estado que poderia desempenhar um papel semelhante ao que o dinheiro físico desempenha hoje.

Em declarações ao Technology Review, o economista do Riksbank, Gabriel Söderberg, argumentou que, embora as empresas privadas sejam motivadas pelo lucro, o banco central estaria focado em oferecer um bem público. O objetivo é criar um sistema de pagamento digital que seja fácil de usar e acessível a todos.

“Atualmente não há decisão sobre a emissão de uma e-krona, como uma e-krona pode ser projetada ou que tecnologia pode ser usada”, disse Söderberg. “Essa decisão é demasiado grande para um banco central, pelo menos no contexto sueco”.

Assim, para ser feita esse decisão, será preciso envolver o público sueco. De acordo com um comunicado, o projeto piloto será executado até o final de fevereiro de 2021. Porém, poderá haver mais testes.

ZAP //

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. tendo em conta que o actual tb vale tanto qto as notas do monopólio, não haverá então grande diferença.

    a moeda fiduciária actual só tem valor pq os Estados através da FORÇA/lei lhes conferem validade pq esta não tem qq valor intinseco, é criada do ar, ou melhor, através do débito, não passa de um número na imensa base de dados bancária.

    qto às pesudo-moedas criptográficas são a melhor maneira para controlar o zé povinho, daí a preparação das cabecinhas para a sua introdução em larga escala.

  2. Moedas digitais
    Hackers tentando invadir diariamente contas bancarias online e sacar as tais moedas digitais para as proprias contas.
    Não podem dizer que é 100% seguro pq ja invadiram todo o tipo de sites e isto nao seria excepção.

  3. Ainda esse ano de 2020 no Brasil teremos o sistema Pix, não será um criptomoeda, mas creio que será o início do fim do dinheiro em espécie.

  4. A suscetibilidade da invasão de contas está no fato de elas serem acessíveis por um meio que pode ser burlado, e isso não é nem de longe uma particularidade das moedas digitais. Você nunca acessou sua conta pela internet?

  5. isto esta cada vez mais assustador !globalmente estamos a ser manietados por escroques e idiotas ! de um lados os vigaristas e de outro os utopicos ,qual destes dois grupos o mais perigoso ?

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …