/

Na Índia, já há “bares de oxigénio” para quem quiser respirar ar puro

1

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos.

Agora, há uma solução arrojada para que os habitantes da capital indiana, Nova Delhi, possam aliviar a falta de ar puro. De acordo com a reportagem do New York Times, há “bares de oxigénio” que permitem que os clientes possam inalar ar limpo.

Um destes estabelecimentos, chamado Oxy Pure, abriu as portas em maio e é o primeiro bar de oxigénio na capital indiana. Criado por Aryavir Kumar e Margarita Kuritsyana, este bar oferece sessões de 15 minutos de inalação de oxigénio com uma pureza entre 80 e 90% por cerca de 3 euros.

No local, os clientes introduzem tubos nas fossas nasais, através dos quais respiram ar aromatizado, com um total de sete sabores, como capim-limão, laranja, canela, hortelã, hortelã-pimenta, eucalipto e lavanda. Cada aroma tem uma finalidade específica, prometendo melhorar problemas como sinusite, dores de cabeça, enxaquecas e depressões.

O proprietário do bar afirma que não conseguia imaginar que ganharia a vida desta maneira. “Há 20 anos, ninguém imaginava que teria de pagar por uma garrafa de água pura, mas agora faz-se”, disse.

Consumidores ouvidos dizem que a experiência foi refrescante. Por outro lado, Rajesh Chawla, do Hospital Apollo, em Deli, refere que mesmo que se respire oxigénio puro duas horas por dia, o seu efeito é diminuto face às outras 22 horas em que se respira ar altamente poluído, categorizando o conceito como um movimento puramente capitalista.

ZAP //

1 Comment

  1. Possivelmente será um bom laboratório de ensaio para os “marcianos” tão desejosos de sair daqui em vez de preservarem o que por cá existe de bom e nesse país com população a rebentar pelas costuras certamente em breve se tornará todo ele num laboratório da sobrevivência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.