Na fronteira entre o México e os EUA, construiu-se um baloiço para unir o que o muro separa

(dr) Ronald Rael / Instagram

Há um baloiço “sobe e desce” na fronteira dos Estados Unidos com o México. As crianças sentam-se para brincar umas com as outras, mas quando fazem força no chão para elevarem o baloiço, os seus pés estão a tocar o solo de dois países.

O baloiço foi instalado no domingo, entre a separação de vigas de metal que divide Sunland Park, no Novo México, e Colonia Anapra, uma comunidade na parte oeste de Cuidad Juárez, no México.

Para que a ideia resultasse, Ronald Rael, um dos arquitetos que liderou o projeto, teve de pedir aos seus voluntários que fizessem deslizar as enormes traves de aço cor-de-rosa pelas aberturas na fronteira, a que se seguiu a instalação de dois bancos, um em cada ponta da trave, para que as crianças pudessem, com o seu peso, lançar e serem lançados no ar pelos vizinhos do outro lado da fronteira.

“Toda a gente estava muito feliz quando os baloiços chegaram”, disse Rael à rádio pública norte-americana NPR. O projeto esteve em preparação mais de dez anos e, apesar dos nervos, Rael disse que tudo correu sem incidentes: “Os agentes de patrulha fronteiriça nos Estados Unidos não viram problema no projeto, os militares mexicanos também não”.

A ideia de Rael, que desenvolveu o projeto com a sua colega no estúdio de arquitetura Virginia San Fratello, era mostrar que tudo o que acontece de um lado se reflete do outro. “Durante a experiência, crianças e adultos estiveram ligados de diversas formas, com a perfeita consciência de que o que acontece de uma lado tem uma consequência direta no outro”, disseram à NPR.

Um evento cheio de alegria, animação e união na fronteira. O muro mudou literalmente o ponto de sustentação para as relações dos EUA com o México e miúdos e adultos foram ligados de forma significante em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem num lugar devem ter consequências diretas do outro. Incríveis ‘obrigados’ a todos que fizeram esse evento possível”, escreveu Rael no Instagram.

O projeto está no papel desde 2009 mas Rael e San Frantello consideraram que não podiam esperar mais para o materializar. O projeto foi retomado em 2016, numa parceria entre Rael e Virginia San Fratello, e integrou uma exposição no MoMa (Museum of Modern Art) de Nova Iorque, que abordava a crise dos refugiados.

“Estamos a atravessar uma fase extremamente importante, as relações entre as pessoas em ambos os lados estão a ser cortadas pelo muro e pela política que defende o muro”.

O projeto “Teetertotter Wall” concretiza-se dias depois de o Supremo Tribunal dos Estados Unidos revelar que o governo de Donald Trump pode gastar 2,5 mil milhões de dólares do orçamento militar para construir o muro entre os dois países.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …