Na fronteira entre o México e os EUA, construiu-se um baloiço para unir o que o muro separa

(dr) Ronald Rael / Instagram

Há um baloiço “sobe e desce” na fronteira dos Estados Unidos com o México. As crianças sentam-se para brincar umas com as outras, mas quando fazem força no chão para elevarem o baloiço, os seus pés estão a tocar o solo de dois países.

O baloiço foi instalado no domingo, entre a separação de vigas de metal que divide Sunland Park, no Novo México, e Colonia Anapra, uma comunidade na parte oeste de Cuidad Juárez, no México.

Para que a ideia resultasse, Ronald Rael, um dos arquitetos que liderou o projeto, teve de pedir aos seus voluntários que fizessem deslizar as enormes traves de aço cor-de-rosa pelas aberturas na fronteira, a que se seguiu a instalação de dois bancos, um em cada ponta da trave, para que as crianças pudessem, com o seu peso, lançar e serem lançados no ar pelos vizinhos do outro lado da fronteira.

“Toda a gente estava muito feliz quando os baloiços chegaram”, disse Rael à rádio pública norte-americana NPR. O projeto esteve em preparação mais de dez anos e, apesar dos nervos, Rael disse que tudo correu sem incidentes: “Os agentes de patrulha fronteiriça nos Estados Unidos não viram problema no projeto, os militares mexicanos também não”.

A ideia de Rael, que desenvolveu o projeto com a sua colega no estúdio de arquitetura Virginia San Fratello, era mostrar que tudo o que acontece de um lado se reflete do outro. “Durante a experiência, crianças e adultos estiveram ligados de diversas formas, com a perfeita consciência de que o que acontece de uma lado tem uma consequência direta no outro”, disseram à NPR.

Um evento cheio de alegria, animação e união na fronteira. O muro mudou literalmente o ponto de sustentação para as relações dos EUA com o México e miúdos e adultos foram ligados de forma significante em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem num lugar devem ter consequências diretas do outro. Incríveis ‘obrigados’ a todos que fizeram esse evento possível”, escreveu Rael no Instagram.

O projeto está no papel desde 2009 mas Rael e San Frantello consideraram que não podiam esperar mais para o materializar. O projeto foi retomado em 2016, numa parceria entre Rael e Virginia San Fratello, e integrou uma exposição no MoMa (Museum of Modern Art) de Nova Iorque, que abordava a crise dos refugiados.

“Estamos a atravessar uma fase extremamente importante, as relações entre as pessoas em ambos os lados estão a ser cortadas pelo muro e pela política que defende o muro”.

O projeto “Teetertotter Wall” concretiza-se dias depois de o Supremo Tribunal dos Estados Unidos revelar que o governo de Donald Trump pode gastar 2,5 mil milhões de dólares do orçamento militar para construir o muro entre os dois países.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …