A Finlândia criou o Zerobnb para desafiar o Airbnb a promover casas sustentáveis

A Zerobnb passou o ano de 2018 a incentivar o popular site Airbnb a incluir uma categoria de opções ecológicas. Entretanto, está a organizar a sua própria lista como parte de uma iniciativa maior.

As pessoas que desenvolveram Zerobnb são as mesmas por trás da Nolla Cabin, uma casa com estrutura em A, batizada com a palavra finlandesa para “zero” e construída com materiais sustentáveis, como madeira e pinho local, de acordo com a revista Dezeen. A Zerobnb foi criada pela Neste e inspirada pela iniciativa Think Sustainably.

Think Sustainably é um serviço desenvolvido em Helsínquia, na Finlândia, que ajuda as pessoas a escolheres formas de viver mais sustentáveis. O serviço filtra o conteúdo do site de marketing da cidade para sugerir serviços locais sustentáveis, como restaurantes, lojas, pontos turísticos, eventos e lugares para ficar.

“Como o Nolla Cabin foi um enorme sucesso tanto para o Airbnb como para o Neste, foi uma evolução natural combinar os conceitos por trás do Nolla Cabin e o serviço Think Sustainably”, disse Tia Hallanoro, diretora da Helsinki Marketing, de acordo com o Adweek. “O resultado foi Zerobnb”.

Os esforços fazem parte de uma iniciativa da Think Sustainably para que a cidade de Helsínquia se torne completamente neutra em carbono até 2035.

O Zerobnb tem uma aparência semelhante ao Airbnb e inclui exemplos de casas sustentáveis ​​do serviço. O alojamento dos EUA listado em Zerobnb inclui uma casa ecológica em Portland, Oregon; uma casa na árvore em Fernwood, Idaho; e uma “sala de terra” em Sante Fe, Novo México.

As pessoas podem enviar as suas próprias listas sustentáveis ​​para o Zerobnb. “Talvez a sua casa seja autossuficiente com painéis solares ou você tenha uma estação de reciclagem de ponta – ainda não precisa de ter emissões zero“, de acordo com o site Zerobnb. “O mais importante é que esteja a tomar medidas para um futuro com zero emissões”.

O Zerobnb foi criado no Dia Internacional da Ação Climática, comemorado ao dia 24 de outubro. Hallanoro diz que o lançamento original foi feito para atrair o interesse do Airbnb e lançar a iniciativa Think Sustainably.

Para já, a Airbnb ainda não respondeu ao desafio publicamente, de acordo com a revista Forbes. Segundo Hallarno, “o site funcionou e ajudou a facilitar as discussões com o Airbnb. Ainda estamos a discutir ativamente com o Airbnb e atualmente a partilhar novas ideias, com o objetivo de vincular o conceito geral do Zerobnb ao Think Sustainably”.

A Zerobnb diz no seu site que apenas quer que o Airbnb adicione uma nova categoria para opções de casas sustentáveis. “Depois disso, podemos livrar-nos do Zerobnb.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …