/

A Finlândia criou o Zerobnb para desafiar o Airbnb a promover casas sustentáveis

A Zerobnb passou o ano de 2018 a incentivar o popular site Airbnb a incluir uma categoria de opções ecológicas. Entretanto, está a organizar a sua própria lista como parte de uma iniciativa maior.

As pessoas que desenvolveram Zerobnb são as mesmas por trás da Nolla Cabin, uma casa com estrutura em A, batizada com a palavra finlandesa para “zero” e construída com materiais sustentáveis, como madeira e pinho local, de acordo com a revista Dezeen. A Zerobnb foi criada pela Neste e inspirada pela iniciativa Think Sustainably.

Think Sustainably é um serviço desenvolvido em Helsínquia, na Finlândia, que ajuda as pessoas a escolheres formas de viver mais sustentáveis. O serviço filtra o conteúdo do site de marketing da cidade para sugerir serviços locais sustentáveis, como restaurantes, lojas, pontos turísticos, eventos e lugares para ficar.

“Como o Nolla Cabin foi um enorme sucesso tanto para o Airbnb como para o Neste, foi uma evolução natural combinar os conceitos por trás do Nolla Cabin e o serviço Think Sustainably”, disse Tia Hallanoro, diretora da Helsinki Marketing, de acordo com o Adweek. “O resultado foi Zerobnb”.

Os esforços fazem parte de uma iniciativa da Think Sustainably para que a cidade de Helsínquia se torne completamente neutra em carbono até 2035.

O Zerobnb tem uma aparência semelhante ao Airbnb e inclui exemplos de casas sustentáveis ​​do serviço. O alojamento dos EUA listado em Zerobnb inclui uma casa ecológica em Portland, Oregon; uma casa na árvore em Fernwood, Idaho; e uma “sala de terra” em Sante Fe, Novo México.

As pessoas podem enviar as suas próprias listas sustentáveis ​​para o Zerobnb. “Talvez a sua casa seja autossuficiente com painéis solares ou você tenha uma estação de reciclagem de ponta – ainda não precisa de ter emissões zero“, de acordo com o site Zerobnb. “O mais importante é que esteja a tomar medidas para um futuro com zero emissões”.

O Zerobnb foi criado no Dia Internacional da Ação Climática, comemorado ao dia 24 de outubro. Hallanoro diz que o lançamento original foi feito para atrair o interesse do Airbnb e lançar a iniciativa Think Sustainably.

Para já, a Airbnb ainda não respondeu ao desafio publicamente, de acordo com a revista Forbes. Segundo Hallarno, “o site funcionou e ajudou a facilitar as discussões com o Airbnb. Ainda estamos a discutir ativamente com o Airbnb e atualmente a partilhar novas ideias, com o objetivo de vincular o conceito geral do Zerobnb ao Think Sustainably”.

A Zerobnb diz no seu site que apenas quer que o Airbnb adicione uma nova categoria para opções de casas sustentáveis. “Depois disso, podemos livrar-nos do Zerobnb.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.