A Finlândia criou o Zerobnb para desafiar o Airbnb a promover casas sustentáveis

A Zerobnb passou o ano de 2018 a incentivar o popular site Airbnb a incluir uma categoria de opções ecológicas. Entretanto, está a organizar a sua própria lista como parte de uma iniciativa maior.

As pessoas que desenvolveram Zerobnb são as mesmas por trás da Nolla Cabin, uma casa com estrutura em A, batizada com a palavra finlandesa para “zero” e construída com materiais sustentáveis, como madeira e pinho local, de acordo com a revista Dezeen. A Zerobnb foi criada pela Neste e inspirada pela iniciativa Think Sustainably.

Think Sustainably é um serviço desenvolvido em Helsínquia, na Finlândia, que ajuda as pessoas a escolheres formas de viver mais sustentáveis. O serviço filtra o conteúdo do site de marketing da cidade para sugerir serviços locais sustentáveis, como restaurantes, lojas, pontos turísticos, eventos e lugares para ficar.

“Como o Nolla Cabin foi um enorme sucesso tanto para o Airbnb como para o Neste, foi uma evolução natural combinar os conceitos por trás do Nolla Cabin e o serviço Think Sustainably”, disse Tia Hallanoro, diretora da Helsinki Marketing, de acordo com o Adweek. “O resultado foi Zerobnb”.

Os esforços fazem parte de uma iniciativa da Think Sustainably para que a cidade de Helsínquia se torne completamente neutra em carbono até 2035.

O Zerobnb tem uma aparência semelhante ao Airbnb e inclui exemplos de casas sustentáveis ​​do serviço. O alojamento dos EUA listado em Zerobnb inclui uma casa ecológica em Portland, Oregon; uma casa na árvore em Fernwood, Idaho; e uma “sala de terra” em Sante Fe, Novo México.

As pessoas podem enviar as suas próprias listas sustentáveis ​​para o Zerobnb. “Talvez a sua casa seja autossuficiente com painéis solares ou você tenha uma estação de reciclagem de ponta – ainda não precisa de ter emissões zero“, de acordo com o site Zerobnb. “O mais importante é que esteja a tomar medidas para um futuro com zero emissões”.

O Zerobnb foi criado no Dia Internacional da Ação Climática, comemorado ao dia 24 de outubro. Hallanoro diz que o lançamento original foi feito para atrair o interesse do Airbnb e lançar a iniciativa Think Sustainably.

Para já, a Airbnb ainda não respondeu ao desafio publicamente, de acordo com a revista Forbes. Segundo Hallarno, “o site funcionou e ajudou a facilitar as discussões com o Airbnb. Ainda estamos a discutir ativamente com o Airbnb e atualmente a partilhar novas ideias, com o objetivo de vincular o conceito geral do Zerobnb ao Think Sustainably”.

A Zerobnb diz no seu site que apenas quer que o Airbnb adicione uma nova categoria para opções de casas sustentáveis. “Depois disso, podemos livrar-nos do Zerobnb.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …