Na Cornualha, quem morre sozinho “dá” todos os seus bens ao Príncipe Carlos

(dr) Clarence House

Camilla e Carlos, Príncipes de Gales

O Príncipe Carlos é também Duque da Cornualha. Isto significa que, segundo a tradição, quem morrer nesta região sem testamento nem parentes terá todos os seus bens não reclamados enviados diretamente para o Ducado da Cornualha. 

De acordo com o Vice, o Ducado da Cornualha é um grande império de propriedade comercial que gera rendimentos para o Príncipe Charlos e para os seus filhos – e nem um único centavo para o imposto sobre as sociedades.

Nos últimos 11 anos, o Ducado da Cornualha recebeu 3,4 milhões de libras (equivalente a 3,8 milhões de euros) em “bens sem proprietário” – ou “bona vacantia”, como é conhecido. Só no exercício financeiro de 2019/2020, foram arrecadadas 201 mil libras das empresas falidas e dissolvidas.

Mas para onde vai o dinheiro de propriedades não reclamadas? Amanda Foster, oficial sénior de comunicações das Famílias Reais, disse que o Príncipe Carlos “optou por doar todo o dinheiro de bona vacantia ao Fundo Benevolente do Ducado da Cornualha, a partir do qual as doações são feitas às comunidades locais no Sudoeste da Inglaterra”.

Na prática, o Fundo Benevolente só recebe “receitas excedentes” de bona vacantia, conforme declarado nas contas anuais do Ducado. Isso ocorre porque a maior parte do dinheiro está amarrado aos credores no caso de algum parente do falecido reclamar e há custos envolvidos no tratamento desse dinheiro.

Desde 2009, 1,9 milhões de libras foram doadas a instituições de caridade e os beneficiários do Fundo Benevolente incluem o Projeto Esquilo Vermelho da Cornualha, o Exército de Salvação e a Catedral de Truro.

A situação de bona vacantia na Cornualha está em desacordo com o resto da Inglaterra e do País de Gales. Se alguém morre sem testamento ou parente próximo, os seus bens são geralmente tratados pelo Procurador do Tesouro do Governo em nome da Coroa.

Se nenhum herdeiro emergir, o advogado do tesouro entrega a propriedade não reclamada ao chanceler, que a aplica para reduzir a dívida nacional – não a instituições de caridade selecionadas pela Família Real.

A prática atual significa que o Ducado está a desperdiçar a oportunidade de saldar a dívida nacional ou fazer um uso mais criativo. A instituição de caridade antipobreza Quaker Social Action disse que a bona vacantia poderia ajudar as famílias que lutam com os custos do funeral. A propriedade não reclamada arrecadada pelo Ducado na década passada poderia dar mil libras a 3.432 famílias enlutadas.

“A questão é que o dinheiro não é deles”, afirmou Graham Smith, CEO da Republic, um grupo que defende a abolição da monarquia. “Não mereceram. Portanto, realmente não importa onde estão a gastar. Não lhes cabe a eles gastar”.

Porém, se nada mudar, o destino da bona vacantia da Cornualha continuará a depender dos caprichos de caridade do Príncipe Carlos. Pelo menos por enquanto.

A Carta de 1337 do Ducado significa que o Duque da Cornualha é sempre o filho mais velho sobrevivente do monarca e herdeiro do trono. Isto significa que, se Carlos morrer antes da Rainha Isabel II, não será o Príncipe William a ter a última palavra sobre quem beneficia quando a população da Cornualha morre sem herdeiros – mas sim o príncipe André.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém avise o Reino (des)Unido que estamos em 2020…
    Um parasita com mais direitos do que o resto do povo só porque nasceu em determinada família e ainda fica com os bens não reclamados do povo??
    Enfim… tão arrogantes e afinal ainda estão na Idade Média!…

  2. Coitado do príncipe, como viveria ele sem estas esmolas, o povo deve ser solidário com os desfavorecidos, portanto tudo está certo como está!

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …