Na Cornualha, quem morre sozinho “dá” todos os seus bens ao Príncipe Carlos

(dr) Clarence House

Camilla e Carlos, Príncipes de Gales

O Príncipe Carlos é também Duque da Cornualha. Isto significa que, segundo a tradição, quem morrer nesta região sem testamento nem parentes terá todos os seus bens não reclamados enviados diretamente para o Ducado da Cornualha. 

De acordo com o Vice, o Ducado da Cornualha é um grande império de propriedade comercial que gera rendimentos para o Príncipe Charlos e para os seus filhos – e nem um único centavo para o imposto sobre as sociedades.

Nos últimos 11 anos, o Ducado da Cornualha recebeu 3,4 milhões de libras (equivalente a 3,8 milhões de euros) em “bens sem proprietário” – ou “bona vacantia”, como é conhecido. Só no exercício financeiro de 2019/2020, foram arrecadadas 201 mil libras das empresas falidas e dissolvidas.

Mas para onde vai o dinheiro de propriedades não reclamadas? Amanda Foster, oficial sénior de comunicações das Famílias Reais, disse que o Príncipe Carlos “optou por doar todo o dinheiro de bona vacantia ao Fundo Benevolente do Ducado da Cornualha, a partir do qual as doações são feitas às comunidades locais no Sudoeste da Inglaterra”.

Na prática, o Fundo Benevolente só recebe “receitas excedentes” de bona vacantia, conforme declarado nas contas anuais do Ducado. Isso ocorre porque a maior parte do dinheiro está amarrado aos credores no caso de algum parente do falecido reclamar e há custos envolvidos no tratamento desse dinheiro.

Desde 2009, 1,9 milhões de libras foram doadas a instituições de caridade e os beneficiários do Fundo Benevolente incluem o Projeto Esquilo Vermelho da Cornualha, o Exército de Salvação e a Catedral de Truro.

A situação de bona vacantia na Cornualha está em desacordo com o resto da Inglaterra e do País de Gales. Se alguém morre sem testamento ou parente próximo, os seus bens são geralmente tratados pelo Procurador do Tesouro do Governo em nome da Coroa.

Se nenhum herdeiro emergir, o advogado do tesouro entrega a propriedade não reclamada ao chanceler, que a aplica para reduzir a dívida nacional – não a instituições de caridade selecionadas pela Família Real.

A prática atual significa que o Ducado está a desperdiçar a oportunidade de saldar a dívida nacional ou fazer um uso mais criativo. A instituição de caridade antipobreza Quaker Social Action disse que a bona vacantia poderia ajudar as famílias que lutam com os custos do funeral. A propriedade não reclamada arrecadada pelo Ducado na década passada poderia dar mil libras a 3.432 famílias enlutadas.

“A questão é que o dinheiro não é deles”, afirmou Graham Smith, CEO da Republic, um grupo que defende a abolição da monarquia. “Não mereceram. Portanto, realmente não importa onde estão a gastar. Não lhes cabe a eles gastar”.

Porém, se nada mudar, o destino da bona vacantia da Cornualha continuará a depender dos caprichos de caridade do Príncipe Carlos. Pelo menos por enquanto.

A Carta de 1337 do Ducado significa que o Duque da Cornualha é sempre o filho mais velho sobrevivente do monarca e herdeiro do trono. Isto significa que, se Carlos morrer antes da Rainha Isabel II, não será o Príncipe William a ter a última palavra sobre quem beneficia quando a população da Cornualha morre sem herdeiros – mas sim o príncipe André.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Alguém avise o Reino (des)Unido que estamos em 2020…
    Um parasita com mais direitos do que o resto do povo só porque nasceu em determinada família e ainda fica com os bens não reclamados do povo??
    Enfim… tão arrogantes e afinal ainda estão na Idade Média!…

  2. Coitado do príncipe, como viveria ele sem estas esmolas, o povo deve ser solidário com os desfavorecidos, portanto tudo está certo como está!

RESPONDER

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …

Encontrada uma máquina de criptografia Enigma nazi. Estava perdida no fundo do mar Báltico

Uma máquina Enigma, o dispositivo alemão de criptografia de mensagens usado pelas forças nazis para enviar mensagens secretas durante a II Guerra Mundial, foi encontrada e recuperada no fundo do Mar Báltico. De acordo com a …