Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália.

“Bear”, um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em Nova Gales do Sul, a região mais afetada pelos incêndios florestais que assolam o país.

De acordo com a CNN, a International Fund for Animal Welfare (IFAW) disponibilizou o “Bear”, mas garante que “existem outros cães com os quais a Universidade da Costa do Sol em Queensland trabalha, alguns dos quais são treinados para farejar excrementos de coala, enquanto Bear é treinado para farejar peles de coala e identificar onde estão coalas vivos “, disse a porta-voz da organização Clare Sterling.

“Bear” identifica o cheiro de coalas vivos no Ngunya Jargoon, uma área indígena protegida, onde 20 a 40 coalas viviam antes dos incêndios florestais destruírem 85% de cerca de mil hectares de terreno, escreveu a IFAW numa publicação no Facebook.

Australia wildfire update: We recently joined Friends of the Koala Inc. and Bear, our koala detection dog, along with…

Publicado por ifaw em Segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O sul da Austrália teve os primeiros nove meses do ano mais secos de sempre. No Estado de Victoria, as autoridades estão em alerta vermelho. Na Tasmânia, o risco é “severo”. As autoridades indicam que será praticamente impossível controlar incêndios que comecem.

Pelo menos quatro pessoas já morreram nos incêndios, revelou o último relatório polícia. Um corpo foi encontrado perto da cidade de Kempsey, no estado de Nova Gales do Sul, na noite de quarta-feira, suspeitando-se que seja de um homem de 58 anos que morava naquela zona, numa cabana, e não era visto desde sexta-feira.

Três outras pessoas já tinham morrido devido aos incêndios no estado de Nova Gales do Sul, onde 0 fogos continuam ativos. Mais de 150 casas arderam e milhares de pessoas já foram forçadas a fugir.

Mais de dez mil pessoas estão sem eletricidade no sul do país, como medida preventiva para reduzir o risco de incêndio. Cerca de 600 frentes permanecem ativas e foram encerradas 100 escolas. Para os próximos dias, de acordo com a Renascença, são esperadas temperaturas de 45ºC e ventos de 90 quilómetros por hora.

Milhares de bombeiros foram destacados preventivamente nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul devido a condições meteorológicas consideradas “catastróficas” e “fora do comum”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …

Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os …

Previsão inédita. Pico da gripe chega a Portugal no Natal e Ano Novo

O período de maior actividade da gripe em Portugal, vai acontecer, neste ano, entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão é do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da …

Prémios de desempenho da Função Pública podem passar a ser pagos a 100%

Os prémios de despenho da Função Pública, até agora pagos a 50%, podem passar a ser pagos na sua totalidade. Depois do período da crise financeira do passado, estas atribuições poderão voltar agora à normalidade. …

Boris imitou "O Amor Acontece" para apelar ao voto. E a última sondagem dá-lhe maioria absoluta

O primeiro-ministro britânico lidera a última sondagem antes das eleições legislativas, apesar da margem mínima, mas admite que pode vir a falhar a maioria. De acordo com o Observador, a última sondagem antes das eleições legislativas, …

Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera "estar cá" para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS. No debate quinzenal com …

"Pirralha". Bolsonaro critica Greta depois de a ativista alertar para as lutas dos povos indígenas

Jair Bolsonaro chamou "pirralha" à ativista sueca Greta Thunberg, depois de a ambientalista ter alertado para as lutas dos povos indígenas e mostrado preocupação com o assassinato de líderes nativos no Brasil. Ao sair do Palácio …

Novas imagens mostram momento em que treinador do Belenenses se queixa de um soco

Novas imagens mostram o treinador do Belenenses a queixar-se de uma eventual agressão de Sérgio Conceição. O treinador portista arrisca uma suspensão de nove meses. Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro …

Forças Armadas perdem 4 a 5 militares por dia. Cem foram para supermercados

Entre janeiro e setembro, as Forças Armadas perderam 1220 militares. Por dia, conta a TSF que avança os números esta quarta-feira, têm abandonado a carreira uma média diária de quatro a cinco militares desde o …