/

Na Austrália, há mais de 40 casas de luxo à beira do abismo por causa da erosão costeira

(cv) Fox News

Mais de quatro dezenas de casas de luxos localizadas ao longo da costa sudeste da Austrália ficaram sem eletricidade, água e gás e correm o risco de desabar no oceano devido à erosão provocada pelas ondas do mar.

A informação é avançada esta semana pelos média locais, que frisam que os proprietários das casas preparam-se para enfrentar novas ondas potencialmente destrutivas.

Na semana passada, algumas das casas do subúrbio de Wamberal, a cerca de 90 quilómetros a norte de Sidney, desabaram parcialmente no mar devido ao impacto de enorme ondas – de até oito metros – que arrastaram o chão sob os propriedades, deixando algumas das estruturas das casas expostas sob vigas de metal enferrujadas.

De acordo com a imprensa local, os moradores tiveram pouco mais de duas horas para, durante a maré baixa, recolher os seus bens e deixar as propriedades, cujos terraços se erguem à beira de penhascos virados para o Pacífico.

Os proprietários aguardam agora orientações locais sobre uma eventual solução, apesar de não ser possível adiantar uma data para que possam regressar às suas casas.

Problema ignorado há décadas?

Muito dos proprietários culpam as autoridades locais por não prestarem a devida atenção ao problema da erosão costeira, para o qual a comunidade costeira diz ter alertado já há décadas, reporta o Nine News.

“Não confiamos [nas autoridades]. É difícil confiar em alguém se estes falham com as pessoas há mais de dez anos”, disse à emissora Chris Rogers, um dos moradores locais que foi forçado a deixar a sua casa por causa da erosão.

“Temos tentado resolver o problema nos últimos 30-35 anos, mas infelizmente nada foi feito. E é completamente evitável”, disse por sua vez Gordon Cahill, outro morador de Wamberal cuja casa foi afetada pelo mar na semana passada.

Segundo Gordon Cahill, as autoridades locais impediram os proprietários das casas de construir estruturas para proteger as suas propriedades.

O Conselho Central da Costa emitiu nesta semana um comunicado no qual pede ao Governo do estado de Nova Gales do Sul que declare situação de desastre natural para que as pessoas afetadas pelo “mau tempo” possam procuram apoio.

“Não é hora de trocarmos acusações, é o momento de trabalharmos juntos para oferecer soluções a longo prazo para a comunidade e para aqueles que foram terrivelmente afetados por esta situação”, disse Lisa Matthews, autarca da região.

https://twitter.com/dailytelegraph/status/1284699937322659845?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1284699937322659845%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F360784-australia-erosion-litoral-pone-peligro-casas-lujo

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.