Na Austrália, há mais de 40 casas de luxo à beira do abismo por causa da erosão costeira

(cv) Fox News

Mais de quatro dezenas de casas de luxos localizadas ao longo da costa sudeste da Austrália ficaram sem eletricidade, água e gás e correm o risco de desabar no oceano devido à erosão provocada pelas ondas do mar.

A informação é avançada esta semana pelos média locais, que frisam que os proprietários das casas preparam-se para enfrentar novas ondas potencialmente destrutivas.

Na semana passada, algumas das casas do subúrbio de Wamberal, a cerca de 90 quilómetros a norte de Sidney, desabaram parcialmente no mar devido ao impacto de enorme ondas – de até oito metros – que arrastaram o chão sob os propriedades, deixando algumas das estruturas das casas expostas sob vigas de metal enferrujadas.

De acordo com a imprensa local, os moradores tiveram pouco mais de duas horas para, durante a maré baixa, recolher os seus bens e deixar as propriedades, cujos terraços se erguem à beira de penhascos virados para o Pacífico.

Os proprietários aguardam agora orientações locais sobre uma eventual solução, apesar de não ser possível adiantar uma data para que possam regressar às suas casas.

Problema ignorado há décadas?

Muito dos proprietários culpam as autoridades locais por não prestarem a devida atenção ao problema da erosão costeira, para o qual a comunidade costeira diz ter alertado já há décadas, reporta o Nine News.

“Não confiamos [nas autoridades]. É difícil confiar em alguém se estes falham com as pessoas há mais de dez anos”, disse à emissora Chris Rogers, um dos moradores locais que foi forçado a deixar a sua casa por causa da erosão.

“Temos tentado resolver o problema nos últimos 30-35 anos, mas infelizmente nada foi feito. E é completamente evitável”, disse por sua vez Gordon Cahill, outro morador de Wamberal cuja casa foi afetada pelo mar na semana passada.

Segundo Gordon Cahill, as autoridades locais impediram os proprietários das casas de construir estruturas para proteger as suas propriedades.

O Conselho Central da Costa emitiu nesta semana um comunicado no qual pede ao Governo do estado de Nova Gales do Sul que declare situação de desastre natural para que as pessoas afetadas pelo “mau tempo” possam procuram apoio.

“Não é hora de trocarmos acusações, é o momento de trabalharmos juntos para oferecer soluções a longo prazo para a comunidade e para aqueles que foram terrivelmente afetados por esta situação”, disse Lisa Matthews, autarca da região.

https://twitter.com/dailytelegraph/status/1284699937322659845?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1284699937322659845%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F360784-australia-erosion-litoral-pone-peligro-casas-lujo

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ descobre depósito de explosivos da Resistência Galega no centro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) desativou, em Coimbra, uma base logística do grupo independentista Resistência Galega, onde apreendeu “um importante” espólio de material usado nas atividades da organização. A PJ agiu no quadro de uma operação policial …

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …