Musk diz que há “vampiros” nos EUA e quer acesso a dados privados dos contribuintes

5

“Têm” quase 200 anos e estão a receber da Segurança Social, alertou o bilionário. O acesso a um sistema de IRS com informações detalhadas serviria para combater fraudes, mas a Casa Branca não especificou como o faria.

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, em inglês) dos Estados Unidos, liderado por Elon Musk, está a tentar obter acesso a informações fiscais pessoais de milhões de norte-americanos, segundo a imprensa local.

De acordo com notícias divulgadas esta segunda-feira, o departamento está a trabalhar para obter acesso a um sistema ligado ao Serviço de Impostos Internos (IRS, no original) dos EUA para supostamente eliminar fraudes.

Esta segunda-feira, o bilionário e CEO da Tesla assustou muita gente na sua rede social X com uma publicação em que parece partilhar uma captura de ecrã com informações da base de dados da Segurança Social.

Na imagem partilhada por Musk vê-se a idade pouco usual de indivíduos que surgem na base de dados da Sefgurnaça Social, o que levou o magnata a questionar-se em tom de brincadeira: “se calhar, o Twilight [Crepúsculo] é real”.

De acordo com a base de dados da Segurança Social, estes são os números de pessoas em cada escalão etário com o campo morte definido como falso. Se calhar o Crepúsculo é real e há muitos vampiros a receber a Segurança Social“, escreveu Musk.

“Pode ser absolutamente perigoso”

“A medida enervou os trabalhadores da agência e os especialistas em privacidade, que alertam para o facto de que dar aos agentes políticos acesso a esta informação privada pode ser absolutamente perigoso”, segundo a ABC News.

Em causa está o Sistema Integrado de Recuperação de Dados (IDRS), a partir do qual os funcionários do IRS podem rever as informações fiscais dos contribuintes, atualizar registos e enviar-lhes avisos.

Entre os dados pessoais incluídos na plataforma estão o número da Segurança Social — essencial nos EUA para todos os procedimentos burocráticos — e a morada, bem como pormenores sobre quanto ganham ou quanto devem.

Apesar da vontade do DOGE de aceder a este sistema, a Casa Branca não especificou como o utilizaria para detetar e penalizar as fraudes, caso ocorra o acesso.

Musk já acusou anteriormente juízes federais de estarem a limitar o seu poder e pediu a sua demissão, alegando ainda, sem provas ou exemplos de irregularidades, que os funcionários federais estavam a defraudar os contribuintes.

De acordo com um regulamento do IRS, qualquer pessoa que aceda ao IDRS não está especificamente autorizada a consultar as informações fiscais pessoais de familiares, amigos, vizinhos ou celebridades.

Um juiz federal já bloqueou o acesso do DOGE ao sistema de pagamento do Departamento do Tesouro dos EUA há semanas, na sequência de uma ação judicial assinada pelos procuradores-gerais de 19 estados contra a decisão do departamento liderado por Musk.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Ditadores. O povo americano não tem cabeça para pensar?
    Como é possível terem colocado no governo este tipo de gente ? Um país que é uma das maiores potencias a nível mundial? Agora deitam as mãos á cabeça??

    1
    1
  2. O Musk e o Trump fazem muito bem em querer meter rigor no país!!

    Ridículo é os funcionários federais não admitirem os erros/falhas/incompetência/dolo, pois se os dados forem reais, ou se revê o record do Guiness para a pessoa mais velha do mundo , ou se corrigem as falhas! Estamos a falar de 131.823 pessoas com mais de 160 anos!!! Continuar a deixar desviar subsídios de pessoas “que não morrem”… é que é RIDÍCULO!!
    Cá também se devia fazer uma limpeza nos beneficiários de subsídios e “ordenados fantasma”!
    Parabéns ao Trump e Musk pela coragem em acabar com as sanguessugas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.