“Rei Tecnológico”. Elon Musk passa de CEO a “Technoking” da Tesla

dmoberhaus / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A multinacional de veículos elétricos Tesla comunicou segunda-feira à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos que o cargo de presidente executivo, ocupado pelo fundador da empresa e filantropo Elon Musk, vai passar a denominar-se “Technoking” (“Rei Tecnológico”).

O cargo de diretor financeiro da multinacional, ocupado por Zack Kirkhorn, também sofreu uma alteração e vai passar a denominar-se “Master of Coin” (“Mestre da Moeda”).

Os dois nomes podem ser interpretados como uma referência à popular série Guerra dos Tronos, adaptação da saga escrita por George R. R. Martin.

“Com efeito a partir de 15 de março [hoje], os títulos de Elon Musk e Zack Kirkhorn alteraram-se para ‘Technoking‘ e ‘Mestre da Moeda’, respetivamente”, indica o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

A Tesla acrescenta que Musk vai continuar a desempenhar a função conselheiro delegado da multinacional e que Kirkhorn vai continuar, para todos os efeitos, a ser o responsável financeiro, de modo a evitar dúvidas nas atribuições de cargos.

O considerado excêntrico Elon Musk há muito que elevou a um patamar superior a ‘moda’ lançada pelas multinacionais de Silicon Valley (Califórnia) de romper com as designações tradicionais do mundo empresarial, através da atribuição de cargos denominados “ninja”, “jedi” (alusivo aos filmes da saga Guerra das Estrelas), “conselheiro da felicidade” ou “chefe futurista”.

O agora “Technoking” da Tesla – que também é responsável pela aeroespacial SpaceX – mantém a atitude irreverente, aplaudida pelos utilizadores das redes sociais, mas que à custa das redes sociais lhe custou uma multa à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos de 20 milhões de dólares (mais de 16 milhões de euros) e o cargo de presidente do conselho de administração).

Em 2018, Musk aceitou pagar a multa depois de escrever no Twitter informações incorretas sobre a Tesla.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas que termo da chacha. Isto para além de se auto-intitular, lol. Mas já existem vários. Muitos em festas de música electrónica! Ah ah!

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …