Musk encomendou estudo sobre imunidade de 4 mil trabalhadores da SpaceX (e já saíram os resultados)

A fabricante de foguetões e naves espaciais de Elon Musk, a SpaceX, criou um programa para rastrear a prevalência do coronavírus entre quatro mil funcionários da empresa dos Estados Unidos.

De acordo com o The Wall Street Journal, mais de quatro mil funcionários da SpaceX participaram num estudo encomendado por Elon Musk para rastrear a disseminação do coronavírus na empresa.

Musk fez uma parceria com investigadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para desenvolver o programa de teste de anticorpos, que exigia que funcionários voluntários da SpaceX se submetessem a exames de sangue mensais.

Dos cerca de quatro mil funcionários da empresa testados, 300 já tinham apanhado covid-19 e os investigadores tinham dados suficientes sobre 120 dessas pessoas para analisar os níveis subsequentes de anticorpos e tirar conclusões para o estudo. Os participantes tinham, em média, 31 anos e 92% deles eram do sexo masculino.

As descobertas lançam uma nova luz sobre a forma como a gravidade dos sintomas de covid-19 afeta a quantidade de anticorpos que cada pessoa possui e sugere que aqueles que experimentaram sintomas leves do vírus têm menos probabilidade de ter imunidade a longo prazo.

“As pessoas podem ter anticorpos, mas isso não significa que ficarão imunes”, disse Galit Alter, coautor do estudo e membro do Ragon Institute of Massachusetts General Hospital (MGH), MIT e Harvard, em declarações ao The Wall Street Journal.

As descobertas podem ajudar as autoridades de saúde pública a identificar quem é mais vulnerável ao coronavírus e, em seguida, priorizá-los para vacinação.

“Para realmente definir isso num nível de saúde pública, seria necessário fazer estudos de reinfeção e continuar a seguir as pessoas”, disse Joshua T. Schiffer, professor associado da divisão de vacinas e doenças infeciosas do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Os autores reconhecem que o facto de a idade média ser 31 e 92% dos funcionários analisados serem homens pode distorcer as suas descobertas porque pessoas de diferentes idades e origens apresentam diferentes respostas do sistema imunológico.

A SpaceX continua a analisar, testar e monitorizar os seus funcionários para infeção e reinfeção todos os meses. Como a vacina é distribuída em todo o país, também examinará o impacto da vacina na produção de anticorpos.

Este estudo foi publicado recentemente na revista científica Nature Communications.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …