Musk encomendou estudo sobre imunidade de 4 mil trabalhadores da SpaceX (e já saíram os resultados)

A fabricante de foguetões e naves espaciais de Elon Musk, a SpaceX, criou um programa para rastrear a prevalência do coronavírus entre quatro mil funcionários da empresa dos Estados Unidos.

De acordo com o The Wall Street Journal, mais de quatro mil funcionários da SpaceX participaram num estudo encomendado por Elon Musk para rastrear a disseminação do coronavírus na empresa.

Musk fez uma parceria com investigadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para desenvolver o programa de teste de anticorpos, que exigia que funcionários voluntários da SpaceX se submetessem a exames de sangue mensais.

Dos cerca de quatro mil funcionários da empresa testados, 300 já tinham apanhado covid-19 e os investigadores tinham dados suficientes sobre 120 dessas pessoas para analisar os níveis subsequentes de anticorpos e tirar conclusões para o estudo. Os participantes tinham, em média, 31 anos e 92% deles eram do sexo masculino.

As descobertas lançam uma nova luz sobre a forma como a gravidade dos sintomas de covid-19 afeta a quantidade de anticorpos que cada pessoa possui e sugere que aqueles que experimentaram sintomas leves do vírus têm menos probabilidade de ter imunidade a longo prazo.

“As pessoas podem ter anticorpos, mas isso não significa que ficarão imunes”, disse Galit Alter, coautor do estudo e membro do Ragon Institute of Massachusetts General Hospital (MGH), MIT e Harvard, em declarações ao The Wall Street Journal.

As descobertas podem ajudar as autoridades de saúde pública a identificar quem é mais vulnerável ao coronavírus e, em seguida, priorizá-los para vacinação.

“Para realmente definir isso num nível de saúde pública, seria necessário fazer estudos de reinfeção e continuar a seguir as pessoas”, disse Joshua T. Schiffer, professor associado da divisão de vacinas e doenças infeciosas do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Os autores reconhecem que o facto de a idade média ser 31 e 92% dos funcionários analisados serem homens pode distorcer as suas descobertas porque pessoas de diferentes idades e origens apresentam diferentes respostas do sistema imunológico.

A SpaceX continua a analisar, testar e monitorizar os seus funcionários para infeção e reinfeção todos os meses. Como a vacina é distribuída em todo o país, também examinará o impacto da vacina na produção de anticorpos.

Este estudo foi publicado recentemente na revista científica Nature Communications.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …