Obras desaparecidas e escavações ilegais. Museu de Palmira perdeu 3.500 peças

Soldados jihadistas fizeram desaparecer 3.500 peças do museu de Palmira, na Síria. Além disso, fizeram centenas de escavações ilegais e espalharam minas no sítio arqueológico.

Os confrontos entre o Estados Islâmico e as tropas sírias tiveram como um dos principais palcos a cidade greco-romana de Palmira, localizada a 215 quilómetros da capital Damasco. Os jihadistas deixaram um rasto de destruição, executando opositores e demolindo edifícios.

No terreno, técnico da UNESCO e alguns jornalistas foram relatando o estragos deixados pelos terroristas. A guerra, escreve o jornal Público, acabou por destruir algumas das suas construções mais emblemáticas deste sítio arqueológico.

As pistas que retratam o cenário de terror vivido em Palmira ainda perduram. Inscrições nos pórticos e nos arcos, balas espalhadas e restos das cordas usadas para pendurar cadáveres nas colunas da grande avenida de Palmira são algumas delas.

Os jihadistas terão feito desaparecer 3.500 peças do museu de Palmira, apesar dos esforços das tropas sírias em retirar as obras de lá. Além disso, o Estado Islâmico fez centenas de escavações ilegais e espalhou minas por todo o complexo. A informação foi avançada à agência de notícias espanhola EFE pelo diretor-geral de antiguidades e museus da Síria, Mohamed Hamud.

Por “falta de recursos financeiros, logísticos e técnicos”, ainda não foram feitos “trabalhos de restauro significativos em Palmira. Até ao momento, ainda só foram restauradas 70 pequenas peças com colaboração da Rússia e do Omã.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. “Era …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …