/

Museu da Ciência britânico pede ao público que ajude a identificar artefatos misteriosos

3

Steph Gray / Flickr

Museu da Ciência, em Londres

Os curadores do Grupo Museu da Ciência britânico estão a pedir a ajuda dos visitantes para analisar itens da sua coleção, que vão desde fotografias a dispositivos, de forma a identificar o seu uso e a história por trás da sua criação.

Entre os itens, que compõem a coleção de 7,3 milhões de objetos do museu, encontram-se uma ferramenta de metal gasta, dotada de uma alça com aparência robusta; um dispositivo com pedais, braços e rodas; e ainda um pedaço de vidro com uma bobina semelhante a um caracol, noticiou o Guardian.

Muitos destes itens foram descobertos durante o transporte de 300 mil objetos da Blythe House, em Londres, para uma instalação construída especificamente no Centro de Coleções Nacionais do Grupo Museu da Ciência, em Wiltshire.

“Como parte desta operação, temos que olhar, manipular, inventariar e fotografar todos os objetos armazenados na Blythe House”, disse Jessica Bradford, a responsável pelas coleções no Museu da Ciência. “É como um projeto gigante de mudança de casa, mas com a emoção adicional de que esses objetos fazem parte da coleção nacional e que têm histórias incríveis para contar”, referiu.

Segundo Bradford, alguns itens já foram identificados pela equipa ao longo do projeto, que começou em 2018, resultado conseguido recorrendo desde a verificação nos registos até à observação de outros dispositivos com os quais determinado objeto estava armazenado.

Entre as descobertas encontra-se um relógio de incenso chinês – dispositivo com um pequeno quadrado, uma bandeja de metal e estênceis semelhantes a labirintos. Os labirintos, ao que foi apurado, eram usados ​​para criar uma trilha de incenso que queimaria por um período específico de tempo.

“Essencialmente, o incenso é queimado e existem diferentes fragrâncias e notas perfumadas em todo o pavio do incenso”, disse Bradford. Esses dispositivos de medição de tempo, baseados em aromas, eram frequentemente utilizados ​​durante rituais ou cerimónias, explicou a responsável.

Mas as histórias de muitos outros objetos ainda não foram reveladas. “Em alguns casos, chegamos a um beco sem saída e seria incrível ver se o público em geral, a mente coletiva do público, pode nos ajudar a desvendar alguns desses mistérios”, afirmou.

Entre os itens misteriosos encontram-se ainda um dispositivo semicircular, com a alça em formato de concha, e um objeto de metal inserido numa caixa de seda, que parece ser um purificador de ar apresentado ao Papa Leão XIII. Estes itens fazem parte da Coleção Wellcome, uma variedade de objetos reunidos por Sir Henry Wellcome, morto em 1936.

“Muitas vezes, a única coisa que sabemos sobre o objeto é o que, provavelmente, o próprio Henry Wellcome saberá quando este lhe foi vendido ou entregue por um dos seus agentes ou apresentado em leilão”, indicou Bradford.

Devido à atração de Henry Wellcome por objetos estranhos e curiosos, Bradford acredita que pode haver muitos itens surpreendentes. “É provável que sejam o tipo de coisa que talvez apenas uma ou duas pessoas no mundo já tenham visto antes, porque esse é o tipo de item que ele buscava, ele buscava os limites da experiência humana”, sublinhou.

As dúvidas também se estendem às imagens, entre elas o retrato de um homem de peruca a segurar um livro, aberto numa página que contém a fotografia de um esqueleto. A imagem, atribuída em determinada altura ao artista Thomas Gainsborough, parece ser do anatomista e médico escocês William Hunter.

ZAP //

3 Comments

    • es·tên·cil
      (inglês stencil)
      nome masculino
      1. Material plano e fino, que permite imprimir e reproduzir algo numa superfície através das aberturas ou cortes que se preenchem com tinta.
      2. Técnica de impressão que utiliza esse material.
      3. Papel com revestimento de parafina, usado como matriz para cópias feitas com um duplicador.
      Plural: estênceis.
      Estêncil“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.