/

Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

Um museu da China pediu a peritos de todo o mundo que ajudem a decifrar caracteres com 3.000 anos de antiguidade e ofereceu milhões de dólares a quem o conseguir, informa hoje o diário South China Morning Post.

O Museu Nacional de Escritos Chineses, na cidade de Anyang, no centro da China, promete na sua página de Internet, pagar 100.000 yuan (cerca de 12.000 euros) por cada caracter antigo ainda não decifrado pelos investigadores, e metade desse valor se forem caracteres sobre os quais há várias teorias sobre o seu significado.

As inscrições, que se assemelham aos modernos caracteres chineses, são os mais antigos registos escritos de civilização na China. Foram esculpidos por antigos profetas em carapaças de tartarugas e ossos de bovino.

Nos textos, sobre temas que variam desde a meteorologia ao pagamento de impostos, há cerca de 5.000 caracteres dos quais os peritos apenas conseguiram decifrar 2.000, pelo que os restantes, muitos deles relacionados com nomes de lugares e de pessoas da época, continuam a ser um mistério para historiadores e paleógrafos.

O museu de Anyang incentiva os investigadores de todo o mundo a utilizar novas técnicas, como a computação em nuvem e a análise de metadados, para procurar a solução para os enigmas colocados pelos antigos escritos chineses.

Segundo o SCMP, a oferta de recompensas foi uma prática iniciada em outubro de 2016, devido ao impasse atingido pelos investigadores do museu.

Segundo Liu Fenghua, um especialista em oráculos esculpidos em osso da Universidade de Zhengzhou, “muitos dos caracteres referem-se a nomes de pessoas e locais, que ao longo dos tempos foram mudando – o que torna muito difícil a sua decifragem”.

“Conseguir decifrar estes caracteres é um momento alto na carreira de um investigador, mas por motivos financeiros, a maior parte foi desistindo de os estudar e acabou por focar a sua investigação noutros temas”, acrescenta Fenghua.

Uma coisa parece no entanto certa, ter que pagar impostos é um problema que preocupa a humanidade desde o início dos tempos.

ZAP // EFE

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.