“Muros da Gentileza” ajudam sem-abrigo e famílias pobres no Irão

(c) islanded / Twitter

Um 'muro da gentileza' em Shiraz

Um ‘muro da gentileza’ em Shiraz

Uma iniciativa popular no Irão está a promover a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar os sem-abrigo e famílias de baixos rendimentos a suportarem o frio desta época do ano.

Os “muros da gentileza“, como a iniciativa ficou conhecida, apareceram inicialmente nas maiores cidades do Irão e lançaram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres, conta a BBC.

A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Segundo um jornal local, o movimento nasceu a partir do gesto de uma pessoa que instalou ganchos e cabides num muro e escreveu: “Se não precisa, deixe ficar aqui. Se precisa, leve.”

Ninguém sabe quem é o autor original da ideia, que quer permanecer anónimo.

Aos poucos, as pessoas começaram a deixar nos muros casacos, sapatos e outras roupas de inverno, para uso dos sem-abrigo ou famílias pobres.

Redes sociais

A ideia espalhou-se rapidamente a outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde começaram a ser publicadas fotos de muros com doações, com mensagens a pedir colaboração.

“Não deixem nenhum sem-abrigo tremer de frio neste inverno”, diz uma das mensagens no Facebook.

“Esta é uma óptima iniciativa. Espero que se espalhe pelo resto do Irão”, diz um outro utilizador.

“Os muros lembram-nos normalmente de separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comenta um utilizador acerca de um muro da gentileza numa cidade no sul do Irão.

(c) far in / Twitter

'Muro da gentileza' em Esfahan

‘Muro da gentileza’ em Esfahan

Algumas pessoas, porém, vêem na necessidade desta iniciativa sinais de que o governo não está a cumprir a suas promessas.

“Os que estão no poder no nosso país não parecem ter as mesmas preocupações das pessoas que estão a ajudar”, diz um comentário no Facebook.

Se tivéssemos um estadista sábio e solidário, não teríamos nenhuma pessoa a passar por dificuldades neste país, já que temos uma grande quantidade de riquezas”, lamenta outro.

Apesar dos esforços do governo do presidente Hassan Rouhani para tirar o Irão do isolamento da comunidade internacional – que resultaram no histórico acordo nuclear fechado em julho, o país ainda enfrenta uma recessão económica e o desemprego continua elevado.

Estatísticas oficiais sugerem que haja 15 mil sem-abrigo no Irão, mas outras estimativas dizem que serão 15 mil apenas na capital, Teerão.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …