“Muros da Gentileza” ajudam sem-abrigo e famílias pobres no Irão

(c) islanded / Twitter

Um 'muro da gentileza' em Shiraz

Um ‘muro da gentileza’ em Shiraz

Uma iniciativa popular no Irão está a promover a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar os sem-abrigo e famílias de baixos rendimentos a suportarem o frio desta época do ano.

Os “muros da gentileza“, como a iniciativa ficou conhecida, apareceram inicialmente nas maiores cidades do Irão e lançaram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres, conta a BBC.

A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Segundo um jornal local, o movimento nasceu a partir do gesto de uma pessoa que instalou ganchos e cabides num muro e escreveu: “Se não precisa, deixe ficar aqui. Se precisa, leve.”

Ninguém sabe quem é o autor original da ideia, que quer permanecer anónimo.

Aos poucos, as pessoas começaram a deixar nos muros casacos, sapatos e outras roupas de inverno, para uso dos sem-abrigo ou famílias pobres.

Redes sociais

A ideia espalhou-se rapidamente a outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde começaram a ser publicadas fotos de muros com doações, com mensagens a pedir colaboração.

“Não deixem nenhum sem-abrigo tremer de frio neste inverno”, diz uma das mensagens no Facebook.

“Esta é uma óptima iniciativa. Espero que se espalhe pelo resto do Irão”, diz um outro utilizador.

“Os muros lembram-nos normalmente de separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comenta um utilizador acerca de um muro da gentileza numa cidade no sul do Irão.

(c) far in / Twitter

'Muro da gentileza' em Esfahan

‘Muro da gentileza’ em Esfahan

Algumas pessoas, porém, vêem na necessidade desta iniciativa sinais de que o governo não está a cumprir a suas promessas.

“Os que estão no poder no nosso país não parecem ter as mesmas preocupações das pessoas que estão a ajudar”, diz um comentário no Facebook.

Se tivéssemos um estadista sábio e solidário, não teríamos nenhuma pessoa a passar por dificuldades neste país, já que temos uma grande quantidade de riquezas”, lamenta outro.

Apesar dos esforços do governo do presidente Hassan Rouhani para tirar o Irão do isolamento da comunidade internacional – que resultaram no histórico acordo nuclear fechado em julho, o país ainda enfrenta uma recessão económica e o desemprego continua elevado.

Estatísticas oficiais sugerem que haja 15 mil sem-abrigo no Irão, mas outras estimativas dizem que serão 15 mil apenas na capital, Teerão.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …