“Muros da Gentileza” ajudam sem-abrigo e famílias pobres no Irão

(c) islanded / Twitter

Um 'muro da gentileza' em Shiraz

Um ‘muro da gentileza’ em Shiraz

Uma iniciativa popular no Irão está a promover a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar os sem-abrigo e famílias de baixos rendimentos a suportarem o frio desta época do ano.

Os “muros da gentileza“, como a iniciativa ficou conhecida, apareceram inicialmente nas maiores cidades do Irão e lançaram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres, conta a BBC.

A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Segundo um jornal local, o movimento nasceu a partir do gesto de uma pessoa que instalou ganchos e cabides num muro e escreveu: “Se não precisa, deixe ficar aqui. Se precisa, leve.”

Ninguém sabe quem é o autor original da ideia, que quer permanecer anónimo.

Aos poucos, as pessoas começaram a deixar nos muros casacos, sapatos e outras roupas de inverno, para uso dos sem-abrigo ou famílias pobres.

Redes sociais

A ideia espalhou-se rapidamente a outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde começaram a ser publicadas fotos de muros com doações, com mensagens a pedir colaboração.

“Não deixem nenhum sem-abrigo tremer de frio neste inverno”, diz uma das mensagens no Facebook.

“Esta é uma óptima iniciativa. Espero que se espalhe pelo resto do Irão”, diz um outro utilizador.

“Os muros lembram-nos normalmente de separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comenta um utilizador acerca de um muro da gentileza numa cidade no sul do Irão.

(c) far in / Twitter

'Muro da gentileza' em Esfahan

‘Muro da gentileza’ em Esfahan

Algumas pessoas, porém, vêem na necessidade desta iniciativa sinais de que o governo não está a cumprir a suas promessas.

“Os que estão no poder no nosso país não parecem ter as mesmas preocupações das pessoas que estão a ajudar”, diz um comentário no Facebook.

Se tivéssemos um estadista sábio e solidário, não teríamos nenhuma pessoa a passar por dificuldades neste país, já que temos uma grande quantidade de riquezas”, lamenta outro.

Apesar dos esforços do governo do presidente Hassan Rouhani para tirar o Irão do isolamento da comunidade internacional – que resultaram no histórico acordo nuclear fechado em julho, o país ainda enfrenta uma recessão económica e o desemprego continua elevado.

Estatísticas oficiais sugerem que haja 15 mil sem-abrigo no Irão, mas outras estimativas dizem que serão 15 mil apenas na capital, Teerão.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …