“Muros da Gentileza” ajudam sem-abrigo e famílias pobres no Irão

(c) islanded / Twitter

Um 'muro da gentileza' em Shiraz

Um ‘muro da gentileza’ em Shiraz

Uma iniciativa popular no Irão está a promover a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar os sem-abrigo e famílias de baixos rendimentos a suportarem o frio desta época do ano.

Os “muros da gentileza“, como a iniciativa ficou conhecida, apareceram inicialmente nas maiores cidades do Irão e lançaram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres, conta a BBC.

A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Segundo um jornal local, o movimento nasceu a partir do gesto de uma pessoa que instalou ganchos e cabides num muro e escreveu: “Se não precisa, deixe ficar aqui. Se precisa, leve.”

Ninguém sabe quem é o autor original da ideia, que quer permanecer anónimo.

Aos poucos, as pessoas começaram a deixar nos muros casacos, sapatos e outras roupas de inverno, para uso dos sem-abrigo ou famílias pobres.

Redes sociais

A ideia espalhou-se rapidamente a outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde começaram a ser publicadas fotos de muros com doações, com mensagens a pedir colaboração.

“Não deixem nenhum sem-abrigo tremer de frio neste inverno”, diz uma das mensagens no Facebook.

“Esta é uma óptima iniciativa. Espero que se espalhe pelo resto do Irão”, diz um outro utilizador.

“Os muros lembram-nos normalmente de separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comenta um utilizador acerca de um muro da gentileza numa cidade no sul do Irão.

(c) far in / Twitter

'Muro da gentileza' em Esfahan

‘Muro da gentileza’ em Esfahan

Algumas pessoas, porém, vêem na necessidade desta iniciativa sinais de que o governo não está a cumprir a suas promessas.

“Os que estão no poder no nosso país não parecem ter as mesmas preocupações das pessoas que estão a ajudar”, diz um comentário no Facebook.

Se tivéssemos um estadista sábio e solidário, não teríamos nenhuma pessoa a passar por dificuldades neste país, já que temos uma grande quantidade de riquezas”, lamenta outro.

Apesar dos esforços do governo do presidente Hassan Rouhani para tirar o Irão do isolamento da comunidade internacional – que resultaram no histórico acordo nuclear fechado em julho, o país ainda enfrenta uma recessão económica e o desemprego continua elevado.

Estatísticas oficiais sugerem que haja 15 mil sem-abrigo no Irão, mas outras estimativas dizem que serão 15 mil apenas na capital, Teerão.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …