Encontrada a múmia do pai do último xá do Irão

(dr)

Reza Xá Pahlavi, fundador da dinastia Pahlavi e pai do último xá do Irão

Um corpo mumificado, descoberto próximo da capital do Irão, pertence “muito provavelmente” ao pai do último xá do país.

Os restos mumificados foram encontrados na passada segunda-feira, quando estavam a ser realizados trabalhos de construção de um santuário em Shahr-e Ray, a sul do Teerão. Os restos mumificados podem pertencer a Reza Xá Pahlavi, fundador da dinastia Pahlavi e pai do último xá do Irão.

Depois da revolução de 1979, o túmulo do último monarca iraniano foi destruído, mas os seus restos mortais nunca foram encontrados. O neto do antigo xá, Reza Pahlavi, que vive nos Estados Unidos, afirmou que o corpo pertence “muito provavelmente” ao seu avô.

Num comunicado partilhado na rede social Twitter, o neto pediu às autoridades iranianas que permitam que profissionais médicos da sua confiança tenham acesso ao corpo (depois de ficar comprovado que os restos mortais são, de facto, do seu avô), de modo a realizar um enterro adequado.

“Se não como o pai do Irão moderno ou como um Rei, então apenas como um simples soldado e servo de seu país e do seu povo, Reza Xá deve ter um túmulo gravado num local conhecido por todos os iranianos”, escreveu o neto do monarca.

À agência de notícias ISNA, o presidente do Comité do Património Cultural do Teerão afirmou que “é possível” que o corpo pertença ao antigo xá. No entanto, alguns meios de comunicação vieram já contestar essa informação.

(dr) Tasnim / BBC

À esquerda, a múmia que será alegadamente de Reza Xá Pahlavi; à direita, o corpo do monarca iraniano

Reza Pahlavi chegou ao poder em 1925 –  quatro anos após um golpe orquestrado pelo Reino Unido, que pôs fim à dinastia Qajar, – e governou o Irão durante mais de 50 anos.

O xá estabeleceu uma monarquia constitucional e introduziu muitas reformas tanto económicas como sociais, como a mudança do nome do país para Irão e o fim da imposição do véu para as mulheres iranianas.

Em 1944, morreu no exílio, na África do Sul, três anos depois de ter sido forçado a abdicar a favor do seu filho Mohammad Reza Pahlavi, pelas forças britânicas e russas.

O seu corpo foi inicialmente embalsamado e enterrado no Egito, mas acabou por ser transferido para o país que governou alguns anos depois. O amusoléu onde foi enterrado foi destruído em 1979, na revolução que depôs o seu filho.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …