Múmia de cruzado com 800 anos decapitada na Irlanda. Vândalos levaram a cabeça

Os restos mumificados de um cavaleiro das Cruzadas com cerca de 800 anos, que estavam numa cripta da Igreja St. Michan, em Dublin, foram danificados por vândalos, avançou a cadeira irlandesa RTE esta segunda-feira.

Segundo relata a RTE, os atos de vandalismo foram descobertos por um guia turístico que, ao abrir a cripta para um grupo de visitantes, deu conta que o corpo do cruzado tinha sido movido e que a sua cabeça tinha desaparecido.

“É um dia triste para a Igreja e para a humanidade“, lamentou David Pierpoint, arquidiácono da Igreja da Irlanda, que deu também conta que o cofre da igreja tinha já sido alvo de um ataque semelhante em 1996.

Várias múmias foram danificadas, incluindo o corpo de uma freira com 400 anos, que foi profanado. Porém, foi o corpo do cruzado que sofreu mais estragos, revela a igreja em comunicado. A igreja receia agora que o ar possa decompor as múmias, uma vez que as condições dentro do jazigo as preservavam.

Também o arcebispo Michael Jackson, expressou a sua tristeza face aos acontecimentos. “Estou chocado por alguém atacar um antigo local de sepultamento e profanar os restos mortais daqueles que lá se encontram”, afirmou.

“Estes indivíduos não só profanaram jazigos sagrados como também destruíram múmias históricas, que têm sido preservadas na Igreja de St. Michan por centenas de anos. Gostaria de apelar aos responsáveis para pensar nas suas ações e devolver a cabeça do soldado “, apelou ainda Jackson.

Pierpoint recordou ainda que a igreja já tinha sido vandalizada em 1996, quando um grupo de adolescentes invadiu a igreja e ter retirou os corpos mumificados dos seus jazigos. Nessa altura, os  jazigos foram fechados ao público durante uma semana para que os corpos fossem restaurados.

O mesmo acontecerá agora, não se sabendo ainda durante quanto tempo. A igreja, que no ano passado recebeu cerca de 27 mil pessoas, permanecerá fechada por tempo indeterminado, nota ainda a Russia Today.

A polícia irlandesa está a investigar o caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se esses vândalos tivessem de cumprir 10 anos de cadeia a cumprir “trabalho social”, de certeza que mudavam de ideias !

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …