Multibanco atinge recorde de transações (foram mais de 280 por segundo)

Mário Cruz / Lusa

Foram mais de 280 operações instantâneas efetuadas por segundo na rede multibanco. O pico foi atingido por volta do meio-dia de segunda-feira com quase 300 transações por segundo.

De acordo com a SIBS, a entidade gestora, o pico foi atingido por volta das 12h00, com 281,5 transações por segundo nas Caixas Automáticas e Terminais de Pagamento Automático, ou seja, lojas e caixas. Nunca antes tinha sido atingida tal número.

Durante a manhã de domingo já tinha sido também atingido um valor recorde, mas não se aproximando daquele que foi conseguido no dia seguinte. No domingo foram registados 245 transações por segundo, longe das 281 desta segunda-feira.

Já durante o mês de dezembro do ano passado, a rede multibanco atingiu vários recordes, mas o pico foi atingido um dia mais cedo, a 23 de dezembro, de acordo com o Dinheiro Vivo. “O pico instantâneo da Rede MULTIBANCO foi registado neste mesmo dia às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo”, referiu a gestora da rede em comunicado.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Joel Almeida, já tinha admitido este mês ao mesmo jornal que este pudesse ser “provavelmente o melhor Natal dos últimos anos”, em termos de transações.

As compras de Natal e Ano Novo feitas com pagamentos eletrónicos, totalizaram, o ano passado, 4,5 mil milhões de euros, 12,5% mais do que em 2016. Acrescentando os levantamentos nas caixas automáticas, o valor ultrapassou os 7,6 mil milhões de euros no ano passado.

A época representa um crescimento de 10 a 20%, principalmente para o comércio tradicional: as vendas de vestuário, calçado e bebidas disparam nesta época do ano e, no caso dos brinquedos, representa mesmo 80% das vendas de todo o ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …