/

Multibanco atinge recorde de transações (foram mais de 280 por segundo)

Mário Cruz / Lusa

Foram mais de 280 operações instantâneas efetuadas por segundo na rede multibanco. O pico foi atingido por volta do meio-dia de segunda-feira com quase 300 transações por segundo.

De acordo com a SIBS, a entidade gestora, o pico foi atingido por volta das 12h00, com 281,5 transações por segundo nas Caixas Automáticas e Terminais de Pagamento Automático, ou seja, lojas e caixas. Nunca antes tinha sido atingida tal número.

Durante a manhã de domingo já tinha sido também atingido um valor recorde, mas não se aproximando daquele que foi conseguido no dia seguinte. No domingo foram registados 245 transações por segundo, longe das 281 desta segunda-feira.

Já durante o mês de dezembro do ano passado, a rede multibanco atingiu vários recordes, mas o pico foi atingido um dia mais cedo, a 23 de dezembro, de acordo com o Dinheiro Vivo. “O pico instantâneo da Rede MULTIBANCO foi registado neste mesmo dia às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo”, referiu a gestora da rede em comunicado.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Joel Almeida, já tinha admitido este mês ao mesmo jornal que este pudesse ser “provavelmente o melhor Natal dos últimos anos”, em termos de transações.

As compras de Natal e Ano Novo feitas com pagamentos eletrónicos, totalizaram, o ano passado, 4,5 mil milhões de euros, 12,5% mais do que em 2016. Acrescentando os levantamentos nas caixas automáticas, o valor ultrapassou os 7,6 mil milhões de euros no ano passado.

A época representa um crescimento de 10 a 20%, principalmente para o comércio tradicional: as vendas de vestuário, calçado e bebidas disparam nesta época do ano e, no caso dos brinquedos, representa mesmo 80% das vendas de todo o ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.