Mulheres do Norte aceleram nível de emprego nacional

World Bank Photo Collection / Flickr

O ritmo de crescimento do emprego no Norte do país é superior à média nacional e o preenchimento de postos de trabalho por mulheres entre os 45 e os 64 anos merece especial atenção.

Os números são do Norte Estrutura, uma publicação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e são relativos a 2017.

De acordo com os dados, avançados pelo Jornal de Notícias esta sexta-feira, mais de 92% do incremento no número de mulheres ativas a nível nacional encontra explicação a Norte. O aumento do nível de trabalhadores na região deve-se “unicamente à mão de obra feminina”, que aumentou 2,8%, o que corresponde a mais 25 mil mulheres ativas.

Isto significa que “a região Norte explica a maior parte do crescimento da população ativa feminina observado a nível nacional”, cujo valor total foi de 27 mil.

Em sentido inverso, a população ativa masculina residente na região Norte diminuiu 0,5%, sendo o norte a única região do país a sofrer esta redução, que acentuou “a feminização” da mão de obra.

O documento destaca que mais de 60 mil pessoas conseguiram arranjar emprego no Norte do país, fazendo subir para 1,654 milhões o valor médio anual da população empregada na região. Desta forma, o crescimento foi de 3,8%, o mais acentuado de que há registo.

Além disso, a oferta de mão de obra na região “cresceu pela primeira vez desde 2010”, o ano anterior à chegada da Troika. O aumento da oferta de mão de obra permitiu inverter a tendência decrescente dos últimos seis anos. Assim, a população ativa passou a ser de 1,833 milhões de pessoas, mais 1,1% do que no ano anterior. A nível nacional, este crescimento ficou-se pelos 0,8%.

Em termos de rendimentos, o salário médio a Norte do país é inferior em 7% ao nacional. Em 2015, era inferior em 8,8%. Segundo o diário, os trabalhadores auferiram, em 2017, 796 euros mensais, 60 euros a menos que a média nacional. Ainda assim, e corrigido o valor da inflação, o salário médio a Norte do país cresceu 1,8% e 2017, contra os 0,6% a nível nacional.

“Uma análise por grupos de profissões mostra que a disparidade entre os trabalhadores por conta de outrem com maior e menor salário médio se manteve aproximadamente constante na região Norte desde 2014, com os chamados dirigentes a auferirem entre o triplo e 3,2 vezes o rendimento médio dos trabalhadores não qualificados”, lê-se no documento.

Os dirigentes são os que mais ganham, com um rendimento médio mensal líquido de 1585 euros. Os que menos ganham são os trabalhadores agrícolas, da pesca e floresta e os operários não qualificados, com salários médios de 507 e de 502 euros, respetivamente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …