“Mulheres tratadas como gado” e “homens acéfalos”. Novos programas da SIC e TVI motivam queixas

As estreias dos novos reality shows da SIC e da TVI, “Quem quer namorar com o agricultor?” e “Quem quer casar com o meu filho?”, geraram um turbilhão de críticas, apelos de boicote e queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, com as mulheres do PS a pedirem a intervenção da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

SIC e TVI estrearam neste domingo os seus novos programas que, não por acaso, coincidem na temática “casamenteira” numa altura em que a guerra de audiências entre os dois canais está ao rubro.

“Quem Quer Namorar com o Agricultor?” (SIC) e “Quem Quer Casar com o Meu Filho?” (TVI) giram em torno da ideia de mulheres que se candidatam a conquistar os concorrentes seleccionados.

À Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já chegaram várias queixas e o Departamento Nacional de Mulheres Socialistas do PS reclama uma intervenção da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, conforme nota a presidente da estrutura, Elza Pais, em declarações à TSF.

Os dois reality shows merecem o “mais veemente repúdio das mulheres socialistas” por passarem a ideia de “mulheres submissas” e de “homens que as escolhem”, como nota Elza Pais, lamentando que estão a contribuir para transmitir “imagens estereotipadas de género que contrariam o princípio da igualdade constitucionalmente garantido”.

A associação feminista Capazes já veio apelar ao boicote aos dois programas, lamentando que, “dois dias depois de assinalarmos com estrondo o Dia Internacional das Mulheres e a importância da luta pela Igualdade, a TVI e SIC apresentam dois formatos absolutamente degradantes para as mulheres“.

“Programas em que as mulheres são postas a competir pelo macho Alfa e pelo seu dote, sujeitando-se às maiores humilhações e fazendo-nos, a todas e todos, recuar ao Século passado”, acrescenta a Capazes.

“As mulheres são tratadas como gado que fala“, na análise do professor universitário e crítico televisivo Eduardo Cintra Torres que, em declarações ao Público, refere que “a imagem que passa é a das mulheres expostas para o agricultor escolher [na SIC] e a da mulher que sabe cozinhar [do concurso da TVI]”.

Por outro lado, a Capazes realça que os reality shows “também são graves para os homens, pois retratam-nos como acéfalos, incapazes de cumprir tarefas domésticas, dependentes, submissos às mães, amorfos, apenas interessados em escolher uma pessoa com base no tamanho do rabo e nos dotes para a cozinha”, conforme nota enviada ao Público.

Para a investigadora Felisbela Lopes da Universidade do Minho, os dois programas exemplificam o “modelo de televisão-espelho” que temos que “reflecte o que está na sociedade”. “Somos uma sociedade dominada pelos homens em que há papéis estereotipados atribuídos às mulheres”, constata no Público, frisando que os dois canais “estão a exacerbar traços que a sociedade deve combater”.

Pelas redes sociais e por diversos blogues há também muitas críticas, bem como muita sátira à mistura, com humoristas como Bruno Nogueira a não conseguirem evitar abordar o assunto.

Quanto à guerra das audiências, a versão com agricultores levou a melhor, com a SIC a conseguir o programa mais visto do dia, com uma média de 1.434.600 espectadores. O programa da TVI teve uma assistência de 1.113.660 espectadores.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …