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Factor Cristina. 12 anos depois, a SIC ultrapassou a TVI nas audiências

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Ao cabo de 12 longos anos, a SIC subiu ao primeiro lugar das audiências televisivas nas contas mensais, algo que não acontecia desde Julho de 2006. Foi apenas por uma décima que o canal de Francisco Pinto Balsemão foi o mais visto em Fevereiro, mas é um dado revelador que não pode ser dissociado do factor Cristina Ferreira.

A apresentadora Cristina Ferreira, que trocou a TVI pela SIC, começou a fazer estragos nas contas do Canal onde se tornou famosa ainda em Janeiro, mas Fevereiro foi decisivo para que a mossa se tornasse visível.

A TVI ainda contra-atacou na última semana do mês, com várias mudanças de programação, mas a SIC conseguiu, por uma unha negra, roubar o primeiro lugar que lhe fugia há mais de uma década: 18,6% de share, contra 18,5% da TVI. É preciso recuar quase 20 anos para encontrar um mês com uma quota de mercado tão baixa da TVI.

Entre os principais destaques dos programas mais vistos do mês, pontificam a predominância do futebol nos primeiros lugares e ainda o domínio da TVI ao nível do top 10, onde ocupa seis dos lugares, o que confirma a hegemonia que ainda mantém no horário nobre.

Mas a SIC recuperou terreno e junta à liderança do mercado publicitário, que já detinha, o primeiro lugar em número de espectadores, alcançando a sua primeira vitória mensal em quase 13 anos. Contudo, foi uma vitória por uma margem muito reduzida, não estando garantido que o canal possa manter a liderança nos próximos meses.

A Impresa, na apresentação das contas de 2018, sublinha que o universo de canais concentrou 45% do investimento do mercado publicitário em televisão. A holding que detém a SIC, o Expresso e a Blitz registou lucros de 3,1 milhões de euros no ano transacto, após um 2017 que tinha sido de prejuízos. O bom resultado foi conseguido do lado da despesa, com as receitas a descerem 2,2%.

A batuta de Daniel Oliveira

Esta recuperação da SIC está directamente associada à contratação de Cristina Ferreira que, logo no arranque de 2019, provocou um verdadeiro terramoto nas manhãs televisivas nacionais, com a estreia de “O Programa da Cristina” a revelar-se um enorme sucesso. Não só destronou a TVI na faixa matinal, como levou a SIC para números acima dos 30%, o que ajudou igualmente a dar embalo ao Primeiro Jornal e ao arranque da tarde.

A aposta de Daniel Oliveira, nomeado Director de Entretenimento da Impresa a 28 de Junho de 2018, surtiu os efeitos desejados, dando novo alento à SIC.

Daniel Oliveira só precisou de oito meses no cargo para conseguir o que pode ser uma reviravolta no panorama televisivo nacional.

Ele começou por remodelar a equipa de direcção de entretenimento, com as saídas de Gabriela Sobral e Luís Proença. Depois entregou a direcção da SIC Mulher e da SIC Caras a Júlia Pinheiro que deixou a apresentação do programa das manhãs, “Querida Júlia”, para passar a conduzir as tardes, onde a aposta também tem sido ganha, com bom desempenho nas audiências.

Daniel Oliveira apostou ainda no reality show “Casados à Primeira Vista” que foi um sucesso para a SIC nas noites de domingo, fazendo sombra aos programas concorrentes da TVI.

Além disso, com a introdução dos diários do programa na faixa das 19 horas dos dias úteis e dos compactos aos sábados à noite, Daniel Oliveira não só deu energia a vários horários fragilizados, como impulsionou uma linha de reality shows centrada nos relacionamentos amorosos, que ainda agora se mantém muito presente e com bons resultados.

2 Comments

    • Hahahaaaa… gostei da observação e concordo!!
      A audiência podem ser velhotes, mas não são (assim tão) parvos – só o suficiente para comprar Calcitrim e outras “banhas da cobra”!…

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