Factor Cristina. 12 anos depois, a SIC ultrapassou a TVI nas audiências

Ao cabo de 12 longos anos, a SIC subiu ao primeiro lugar das audiências televisivas nas contas mensais, algo que não acontecia desde Julho de 2006. Foi apenas por uma décima que o canal de Francisco Pinto Balsemão foi o mais visto em Fevereiro, mas é um dado revelador que não pode ser dissociado do factor Cristina Ferreira.

A apresentadora Cristina Ferreira, que trocou a TVI pela SIC, começou a fazer estragos nas contas do Canal onde se tornou famosa ainda em Janeiro, mas Fevereiro foi decisivo para que a mossa se tornasse visível.

A TVI ainda contra-atacou na última semana do mês, com várias mudanças de programação, mas a SIC conseguiu, por uma unha negra, roubar o primeiro lugar que lhe fugia há mais de uma década: 18,6% de share, contra 18,5% da TVI. É preciso recuar quase 20 anos para encontrar um mês com uma quota de mercado tão baixa da TVI.

Entre os principais destaques dos programas mais vistos do mês, pontificam a predominância do futebol nos primeiros lugares e ainda o domínio da TVI ao nível do top 10, onde ocupa seis dos lugares, o que confirma a hegemonia que ainda mantém no horário nobre.

Mas a SIC recuperou terreno e junta à liderança do mercado publicitário, que já detinha, o primeiro lugar em número de espectadores, alcançando a sua primeira vitória mensal em quase 13 anos. Contudo, foi uma vitória por uma margem muito reduzida, não estando garantido que o canal possa manter a liderança nos próximos meses.

A Impresa, na apresentação das contas de 2018, sublinha que o universo de canais concentrou 45% do investimento do mercado publicitário em televisão. A holding que detém a SIC, o Expresso e a Blitz registou lucros de 3,1 milhões de euros no ano transacto, após um 2017 que tinha sido de prejuízos. O bom resultado foi conseguido do lado da despesa, com as receitas a descerem 2,2%.

A batuta de Daniel Oliveira

Esta recuperação da SIC está directamente associada à contratação de Cristina Ferreira que, logo no arranque de 2019, provocou um verdadeiro terramoto nas manhãs televisivas nacionais, com a estreia de “O Programa da Cristina” a revelar-se um enorme sucesso. Não só destronou a TVI na faixa matinal, como levou a SIC para números acima dos 30%, o que ajudou igualmente a dar embalo ao Primeiro Jornal e ao arranque da tarde.

A aposta de Daniel Oliveira, nomeado Director de Entretenimento da Impresa a 28 de Junho de 2018, surtiu os efeitos desejados, dando novo alento à SIC.

Daniel Oliveira só precisou de oito meses no cargo para conseguir o que pode ser uma reviravolta no panorama televisivo nacional.

Ele começou por remodelar a equipa de direcção de entretenimento, com as saídas de Gabriela Sobral e Luís Proença. Depois entregou a direcção da SIC Mulher e da SIC Caras a Júlia Pinheiro que deixou a apresentação do programa das manhãs, “Querida Júlia”, para passar a conduzir as tardes, onde a aposta também tem sido ganha, com bom desempenho nas audiências.

Daniel Oliveira apostou ainda no reality show “Casados à Primeira Vista” que foi um sucesso para a SIC nas noites de domingo, fazendo sombra aos programas concorrentes da TVI.

Além disso, com a introdução dos diários do programa na faixa das 19 horas dos dias úteis e dos compactos aos sábados à noite, Daniel Oliveira não só deu energia a vários horários fragilizados, como impulsionou uma linha de reality shows centrada nos relacionamentos amorosos, que ainda agora se mantém muito presente e com bons resultados.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Hahahaaaa… gostei da observação e concordo!!
      A audiência podem ser velhotes, mas não são (assim tão) parvos – só o suficiente para comprar Calcitrim e outras “banhas da cobra”!…

RESPONDER

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …