Mulheres dos soldados russos querem saber dos maridos

somiz / Flickr

Dezenas de mulheres de soldados russos tentaram manifestar-se esta quinta-feira em protesto pela falta de explicações sobre o paradeiro dos familiares, numa altura em que se multiplicam acusações sobre uma intervenção russa na Ucrânia.

As mulheres, a maior parte com pouco mais de 20 anos de idade, e muitas acompanhadas pelos filhos, juntaram-se hoje perto da base militar da 98ª Divisão Aerotransportada do Regimento 331, em Krostroma, 330 quilómetros a norte de Moscovo.

As autoridades russas impediram a manifestação, disse à France Press Valeria Solokova, mulher de um dos soldados do regimento.

Na companhia de 350 camaradas da mesma base, além de 50 outros soldados baseados em Ivanovo, o marido de Valeria Solokova foi enviado para participar em exercícios militares para a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia mas até ao momento ainda não deu “qualquer sinal de vida” à família.

Na segunda-feira, 15 militares russos regressaram feridos ao quartel a norte de Moscovo, disse Solokova, acrescentando que o nome do marido não consta da lista de feridos ou de mortos.

ayguli / FLickr

15 militares russos regressaram feridos. Apenas se sabe que os restantes não estão na Rússia.

15 militares russos regressaram feridos. Apenas se sabe que os restantes não estão na Rússia.

Nenhuma informação foi fornecida pelos soldados que saíram de Kostroma sendo que os comandantes do regimento recusam prestar depoimentos sobre a eventualidade de os soldados se encontrarem em combate na Ucrânia.

“A única coisa que nos dizem é que eles não estão na Rússia“, disse ainda Sokolova.

De acordo com a presidente da Comissão das Mães dos Soldados Russos, Valentina Melnikova, citada hoje pela cadeia de televisão Dojd, conotada com a oposição ao presidente Vladimir Putin, cerca de 15 mil militares russos estão a combater na Ucrânia junto aos separatistas pró-russos.

A Rússia desmente as afirmações de Kiev e dos países ocidentais de que as forças de Moscovo estão a combater no leste da Ucrânia.

De acordo com a France Press, órgãos de comunicação independentes russos noticiaram a realização de funerais secretos de paraquedistas russos que foram mortos na Ucrânia e que foram sepultados recentemente no norte da Rússia.

“Estas informações só podem ser confirmadas pelas autoridades competentes”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em declarações ao agência oficial Itar-Tass sobre os alegados funerais secretos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …