Mulheres dos soldados russos querem saber dos maridos

somiz / Flickr

Dezenas de mulheres de soldados russos tentaram manifestar-se esta quinta-feira em protesto pela falta de explicações sobre o paradeiro dos familiares, numa altura em que se multiplicam acusações sobre uma intervenção russa na Ucrânia.

As mulheres, a maior parte com pouco mais de 20 anos de idade, e muitas acompanhadas pelos filhos, juntaram-se hoje perto da base militar da 98ª Divisão Aerotransportada do Regimento 331, em Krostroma, 330 quilómetros a norte de Moscovo.

As autoridades russas impediram a manifestação, disse à France Press Valeria Solokova, mulher de um dos soldados do regimento.

Na companhia de 350 camaradas da mesma base, além de 50 outros soldados baseados em Ivanovo, o marido de Valeria Solokova foi enviado para participar em exercícios militares para a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia mas até ao momento ainda não deu “qualquer sinal de vida” à família.

Na segunda-feira, 15 militares russos regressaram feridos ao quartel a norte de Moscovo, disse Solokova, acrescentando que o nome do marido não consta da lista de feridos ou de mortos.

ayguli / FLickr

15 militares russos regressaram feridos. Apenas se sabe que os restantes não estão na Rússia.

15 militares russos regressaram feridos. Apenas se sabe que os restantes não estão na Rússia.

Nenhuma informação foi fornecida pelos soldados que saíram de Kostroma sendo que os comandantes do regimento recusam prestar depoimentos sobre a eventualidade de os soldados se encontrarem em combate na Ucrânia.

“A única coisa que nos dizem é que eles não estão na Rússia“, disse ainda Sokolova.

De acordo com a presidente da Comissão das Mães dos Soldados Russos, Valentina Melnikova, citada hoje pela cadeia de televisão Dojd, conotada com a oposição ao presidente Vladimir Putin, cerca de 15 mil militares russos estão a combater na Ucrânia junto aos separatistas pró-russos.

A Rússia desmente as afirmações de Kiev e dos países ocidentais de que as forças de Moscovo estão a combater no leste da Ucrânia.

De acordo com a France Press, órgãos de comunicação independentes russos noticiaram a realização de funerais secretos de paraquedistas russos que foram mortos na Ucrânia e que foram sepultados recentemente no norte da Rússia.

“Estas informações só podem ser confirmadas pelas autoridades competentes”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em declarações ao agência oficial Itar-Tass sobre os alegados funerais secretos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …