No início dos anos 2000, uma mulher tomou banho em álcool. No dia seguinte, estava morta

Epidemias anteriores à covid-19 fizeram com que as pessoas tomassem medidas drásticas na tentativa de se protegerem. Algumas tiveram consequências trágicas.

Mais de 30 países foram atingidos pelo surto de SARS de 2002 a 2004. Taiwan registou 664 casos prováveis ​​da doença entre março e junho de 2003, com 346 confirmados por PCR ou testes de anticorpos. Destes casos, 73 foram fatais.

Na altura – tal como nos dias de hoje -, as pessoas tentavam proteger-se do vírus. Uma mulher de 45 anos acabou mesmo por falecer, na sequência de um esforço incomum e bizarro para evitar adoecer. Segundo o IFL Science, morreu após tomar um banho demorado em etanol 40,5%.

De acordo com os autores do relatório do caso médico, publicado na Forensic Science International em 2005, a mulher tomou banho “por volta das 23h” e “foi encontrada morta por volta das 11 horas da manhã do dia seguinte”.

A concentração de álcool no sangue (TAS) era de 1.350 miligramas por 100 mililitros de sangue (ou 1,35%). Para efeitos de contexto, uma TAS de 0,4% pode ser fatal. Os cálculos dos autores indicam que a mulher teria que absorver 1,5 litros de álcool a 40% para chegar a esta taxa de alcoolemia.

Como a banheira era muito pequena e a cabeça da mulher foi encontrada acima do nível do fluido, é muito improvável que tenha bebido o álcool. Além disso, a mulher não apresentava sinais de trauma, ingestão de drogas ou afogamento.

O álcool terá sido inalado ou absorvido pela sua pele.

Apesar de este caso ser chocante, os efeitos adversos graves da desinfeção da pele com álcool são raros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “os estudos publicados até ao momento mostraram que, depois de usar os anti-sépticos, os níveis de álcool encontrados no sangue são insignificantes (etanol) ou não detetáveis ​​(isopropil)”.

Ainda assim, este caso mostrou que as pessoas que enfrentam uma crise como a epidemia de SARS podem tomar medidas extremas.

Em abril do ano passado, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos observou um aumento incomum de envenenamentos devido a exposições prejudiciais a produtos de limpeza doméstica.

Os resultados do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC revelaram que 6% dos inquiridos disseram ter inalado intencionalmente os vapores dos produtos de limpeza, incluindo lixívia, e 4% das pessoas relataram gargarejar ou beber produtos de limpeza, sabão e lixívia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso foi pena o ZAP não ter incluido aqui a referência do incitamento do Trump ao uso de desinfetante para se proteger do virus. A notícia em baixo, relativa a casos semelhantes também não refere o nome de Trump… É pena…

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …