“Mulher-sombra” de Costa está de saída do Governo

A chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, está de saída do Governo, segundo revela o semanário Sol. Conhecida como a “mulher-sombra” ou a “fada-madrinha” de António Costa, a ex-diplomata terá entrado em ruptura com o primeiro-ministro.

O Sol destaca que “António Costa incompatibilizou-se há dias com Rita Faden”, a sua chefe de gabinete que “mandava mais do que muitos governantes” e que era por isso, conhecida como a “dama de ferro” do primeiro-ministro.

A ex-sub-directora dos Assuntos Europeus no Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalha há vários anos com Costa e é o seu braço-direito no Governo, mas “entrou em ruptura com o primeiro-ministro“, apurou o Sol.

Rita Faden está actualmente de férias e uma fonte governamental assegurou ao jornal que “já não deverá regressar mais a S. Bento, devendo o despacho de exoneração ser publicado em Diário da República nos próximos dias”.

Além da chefe de gabinete de Costa, também estão de saída a chefe de gabinete de Augusto Santos Silva no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o assessor de Mário Centeno, ministro das Finanças, “que pediu os célebres bilhetes ao Benfica” e que vai “rumar a Bruxelas”, destaca o Sol.

Rita Faden era descrita num artigo de Maio passado da revista Sábado, como a “mulher-sombra” de Costa ou a sua “fada-madrinha”.

Já outra notícia de Setembro de 2017 no Sol, caracterizava-a como “temível”, apontando que ela tinha “uma preponderância junto de António Costa e um poder dentro do Palácio de São Bento” que causavam “até desconforto nos ministros“.

Corre o rumor de que terá sido por força dessa influência de Rita Faden, e devido a uma incompatibilidade pessoal, que o primeiro-ministro afastou a amiga Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos a sair, o melhor é fecharem já a cancela e mandarem a geringonça para o ferro velho. Pode ser que vendida para a sucata ainda alguém dê alguma coisa por ela…!

  2. Muito aguentou! Deve ter atingido o «burnout»! Ser «pronto-socorro» de tipo tão incompetente e insensato como governante, como arrogante e presumido como como político, deve ser esgotante!

RESPONDER

Novo método permite que painéis solares produzam mil vezes mais energia

Um novo método permite que os painéis solares produzam mais energia do que é habitual. A técnica passa pelo uso de cristais ferroelétricos, em vez de silício. Os investigadores da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) descobriram …

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …