“Mulher-sombra” de Costa está de saída do Governo

A chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, está de saída do Governo, segundo revela o semanário Sol. Conhecida como a “mulher-sombra” ou a “fada-madrinha” de António Costa, a ex-diplomata terá entrado em ruptura com o primeiro-ministro.

O Sol destaca que “António Costa incompatibilizou-se há dias com Rita Faden”, a sua chefe de gabinete que “mandava mais do que muitos governantes” e que era por isso, conhecida como a “dama de ferro” do primeiro-ministro.

A ex-sub-directora dos Assuntos Europeus no Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalha há vários anos com Costa e é o seu braço-direito no Governo, mas “entrou em ruptura com o primeiro-ministro“, apurou o Sol.

Rita Faden está actualmente de férias e uma fonte governamental assegurou ao jornal que “já não deverá regressar mais a S. Bento, devendo o despacho de exoneração ser publicado em Diário da República nos próximos dias”.

Além da chefe de gabinete de Costa, também estão de saída a chefe de gabinete de Augusto Santos Silva no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o assessor de Mário Centeno, ministro das Finanças, “que pediu os célebres bilhetes ao Benfica” e que vai “rumar a Bruxelas”, destaca o Sol.

Rita Faden era descrita num artigo de Maio passado da revista Sábado, como a “mulher-sombra” de Costa ou a sua “fada-madrinha”.

Já outra notícia de Setembro de 2017 no Sol, caracterizava-a como “temível”, apontando que ela tinha “uma preponderância junto de António Costa e um poder dentro do Palácio de São Bento” que causavam “até desconforto nos ministros“.

Corre o rumor de que terá sido por força dessa influência de Rita Faden, e devido a uma incompatibilidade pessoal, que o primeiro-ministro afastou a amiga Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos a sair, o melhor é fecharem já a cancela e mandarem a geringonça para o ferro velho. Pode ser que vendida para a sucata ainda alguém dê alguma coisa por ela…!

  2. Muito aguentou! Deve ter atingido o «burnout»! Ser «pronto-socorro» de tipo tão incompetente e insensato como governante, como arrogante e presumido como como político, deve ser esgotante!

RESPONDER

Santana Lopes desafia Rio e Cristas para coligação contra a "frente esquerda"

Pedro Santana Lopes considera que a única forma de derrotar a aliança de esquerda nas próximas eleições legislativas é formar uma "frente centro-direita" com PSD, CDS e Aliança juntos. Declarações efectuadas pelo presidente do Aliança em …

Igreja católica destruiu documentos sobre abusos sexuais a menores

A igreja católica destruiu os dossiês sobre abusos sexuais perpetrados no seu seio, admitiu este sábado o cardeal alemão Reinhard Marx, um assessor próximo do papa Francisco, falando na cimeira que decorre no Vaticano. Os processos …

Tomás Correia vai impugnar multa de 1,5 milhões do Banco de Portugal

O antigo presidente da Caixa Económica Montepio Geral e atual presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia, vai impugnar a multa de 1,5 milhões de euros do Banco de Portugal. A notícia foi avançada pela TSF esta …

"O click foi a ADSE". Marcelo pressionou Costa a negociar, mas Centeno não abre a torneira

Marcelo Rebelo de Sousa puxou os cordelinhos para convencer o primeiro-ministro a negociar com professores e enfermeiros. António Costa só cedeu depois do "click" do "conflito na ADSE". Mas as negociações batem no obstáculo Mário …

Sporting pagou 1,7 milhões a empresa do sogro de Bruno de Carvalho (e 60 mil em brindes)

O presidente do Sporting revelou esta sexta-feira que o clube leonino gastou, em três anos, 1,7 milhões de euros em assuntos de advocacia, valor pago a uma empresa que tem ligações a um ex-sogro de …

Ajuda humanitária em risco. Governo da Venezuela encerra parcialmente fronteira com a Colômbia

O Governo da Venezuela vai encerrar parcialmente a fronteira com a Colômbia perante "as ameaças" contra a sua soberania, a poucas horas da esperada entrada de ajuda humanitária internacional através da cidade de Cúcuta. Numa publicação …

"Um funeral-sequestro". Filho de Arnaldo Matos acusa PCTP/MRPP de raptar corpo do pai

Um dos filhos de Arnaldo Matos, Pedro Matos, acusou este sábado o PCTP/MRPP de ter “montado” um velório e “funeral-sequestro” ao seu pai, recusando participar nas cerimónias fúnebres do político. Numa nota enviada à Lusa, Pedro …

Donativos "escondidos" em Pedrógão são "mentiras orquestradas"

O presidente da Câmara de Pedrogão Grande reagiu à reportagem da TVI, que dava conta de donativos "escondidos" em armazéns na câmara que seriam desviados para familiares ou amigos dos autarcas. Valdemar Alves repudia aquilo …

Adolescente acorda de um coma de quatro dias e descobre que deu à luz sem saber que estava grávida

Uma adolescente desmaiou em casa e foi levada para o hospital, em Oldham, no Reino Unido, depois de uma noite de convulsões. Já internada e num coma que durou quatro dias, os médicos descobriram que …

França pode ter a peça-chave para resolver o mistério do MH370

Peter Foley, especialista em aviação que fez parte da equipa do Departamento de Segurança no Transporte da Austrália nas buscas pelo avião do voo MH370, disse que a chave para revelar o local onde caiu …