/

Mulher de Siza Vieira é dirigente de associação de hotelaria, mas Governo não vê incompatibilidades

António Cotrim / Lusa

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tutela a área do Turismo. A sua mulher, Cristina Siza Vieira, é dirigente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

O novo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tutela a área do Turismo, setor onde a sua mulher está presente ao dirigir a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), uma situação que, segundo o Governo, “não cria incompatibilidades”.

Cristina Siza Vieira é jurista e tornou-se em 2010 presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal, depois de ter sido adjunta da presidência do Conselho de Administração da Amorim Turismo e diretora-geral do Turismo.

Questionados sobre eventuais incompatibilidades por causa das relações familiares existentes, fontes oficiais dos dois organismos garantiram estar afastado esse cenário. Fonte oficial do gabinete de Siza Vieira referiu à Lusa que Cristina Siza Vieira é funcionária da AHP, que é uma “associação privada sem fins lucrativos”, que não “visa benefícios próprios”, mas antes “defender o coletivo” dos seus associados.

A mesma fonte sublinhou que quaisquer entradas em concursos, por exemplo para financiamentos europeus, têm regras definidas e júris, o que pressupõe “escrutínio dos processos”.

Também pelo lado da AHP, fonte oficial afastou qualquer possibilidade de “incompatibilidade ou conflito de interesses”, uma vez que Cristina Siza Vieira “desenvolve uma atividade no setor há mais de 20 anos”, sublinhando que a associação é “privada sem fins lucrativos”.

“A associação não visa o lucro”, afirmou a mesma fonte, que lembrou que a associação tem um presidente do Conselho Geral, que é eleito pelos associados, estando atualmente nesse cargo Raul Martins, proprietário dos hotéis Altis.

O mandato dos atuais órgãos sociais termina no final deste ano.

Pedro Siza Vieira, que já fazia parte do executivo, como ministro Adjunto, substituiu Manuel Caldeira Cabral na pasta da Economia, que agrega agora quatro secretarias de Estado, a do Turismo (Ana Mendes Godinho), Economia (João Correia Neves), Defesa do Consumidor (João Torres) e da Valorização do Interior (João Catarino).

Esta não é a primeira vez que o ministro se vê envolvido em questões relacionadas com eventuais incompatibilidades. Depois de te tomado posse como ministro Adjunto, soube-se que Siza Vieira tinha criado uma empresa imobiliária familiar antes de entrar para o Governo, tendo-se mantido como gerente.

Na altura, António Costa não viu quaisquer incompatibilidades nem conflitos de interesses . Segundo o jornal Público, o Ministério público (MP) já se terá pronunciado sobre assunto, mas ainda não se conhece o teor das considerações dos magistrados do Tribunal Constitucional.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.