“Fantasma de Heilbronn”. Assassina em série foi procurada durante 16 anos (mas nunca existiu)

Durante 16 anos, a polícia esteve desesperadamente em busca de uma assassina em série cujo ADN foi encontrado em mais de 40 cenas de crime e que era responsável por, pelo menos seis assassinatos. Porém, essa mulher não existia.

Em 1993, conta o IFLScience, uma mulher de 62 anos foi encontrada morta em sua casa na cidade de Idar-Oberstein, na Alemanha, estrangulada por um arame tirado de um ramo de flores descoberto perto do seu corpo.

Ninguém tinha informações sobre o que poderia ter acontecido a Lieselotte Schlenger. Não havia testemunhas, suspeitos nem sinais de atividade suspeita.

Porém, numa chávena de chá, a polícia encontrou ADN de uma mulher desconhecida. Sem mais pistas, o caso foi arquivado.

Oito anos depois, a 21 de março de 2001, um homem de 61 anos foi encontrado morto na sua cozinha em Friburgo, Alemanha. A vítima foi estrangulada e, desta vez, o ADN da mulher foi encontrado numa gaveta da cozinha.

Métodos semelhantes de assassinato e a correspondência exata de ADN fizeram a polícia acreditar que podiam estar em busca de uma assassina em série.

Cinco meses depois, o ADN voltou a aparecer numa seringa de heroína descartada pisada por uma criança de sete anos num parque infantil em Gerolstein.

Umas semanas depois, o ADN apareceu numa bolacha abandonada numa caravana roubada perto de Bad Kreuznach.

O ADN foi encontrado também num arrombamento de um escritório em Dietzenbach, num carro roubado abandonado em Heilbronn, e em duas garrafas de cerveja e uma taça de vinho num bar em Karlsruhe.

A 6 de maio de 2005, um homem disparou contra o seu próprio irmão. O ADN da mulher foi encontrado numa das balas.

Durante a aparente onda de crimes, o ADN foi espalhado em 40 cenas de crime na Áustria, sul da Alemanha e França, incluindo roubos, assaltos à mão armada e assassinatos. Nessas cenas de crime, a polícia encontrou o ADN de outras pessoas, presumivelmente seus cúmplices, mas nunca era a mesma pessoa duas vezes.

A mulher foi até agora apelidada de “a mulher sem rosto”, mas assumiu o nome de “O Fantasma de Heilbronn” após a morte de uma polícia na cidade. A polícia Michèle Kiesewetter, de 22 anos, estava na sua viatura a almoçar com o seu colega, quando duas pessoas entraram no banco de trás do veículo e disparam contra as costas dos agentes, matando Kiesewetter e ferindo o parceiro.

O ADN da Fantasma de Heilbronn foi encontrado no banco de trás, assim como no painel. Perplexa, a polícia ofereceu uma recompensa de 300 mil euros por qualquer informação sobre o seu paradeiro.

Em 2009, o caso ganhou uma nova pista e foi finalmente encerrado: a mais notória assassina em série da história da Alemanha – considerada responsável por seis assassinatos – não existia.

A polícia francesa descobriu o corpo queimado de um homem, supostamente de um solicitante de asilo que desapareceu em 2002. Durante o seu pedido, o homem apresentou impressões digitais que a polícia usou para tentar confirmar a sua identidade. Mais uma vez, encontraram o ADN da Fantasma de Heilbronn.

“Obviamente, isso era impossível, já que o solicitante de asilo era um homem e o ADN pertencia a uma mulher”, disse um porta-voz do Ministério Público de Saarbrücken, em declarações ao jornal alemão Spiegel em 2009.

Testar o ADN novamente revelou que o ADN da Fantasma de Heilbronn não estava lá. A morte do homem levou a uma explicação para o caso: não havia um assassino em série, tendo o ADN sido rastreado até uma mulher que trabalhava num centro de embalagem especializado em suprimentos médicos. Tudo se resumiu a contaminação de ADN.

Assim, durante 16 anos, a polícia esteve desesperadamente em busca de uma assassina em série que não existia.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …