Mulher morre “engolida” por escada rolante depois de salvar a filha

Uma mulher morreu depois de cair num buraco aberto por uma escada rolante num shopping center na China, informou esta segunda-feira a imprensa local.

Imagens do circuito interno de televisão mostram que uma tampa de metal na parte superior da escada se desprendeu, abrindo um buraco, no qual a mulher e a filha criança tropeçam.

A mulher conseguiu empurrar a criança, que foi agarrada por duas funcionárias que estavam no topo da escada rolante. A mulher é a seguir vista a cair no buraco.

Uma das funcionárias ainda tentou agarrar a mulher e retirá-la do buraco, sem sucesso. A vítima foi identificada pela imprensa local como sendo Xiang Liujuan, de 30 anos.

O incidente ocorreu no domingo em Jingzhou, na província de Hubei. O shopping não comentou o caso, que está sendo investigado.

Relatos não confirmados sugerem que a escada teve recentemente operações de manutenção. A placa de metal foi substituída, mas os funcionários ter-se-ão esquecido de a aparafusar, informou o Wuhan Evening News.

Fúria nas redes sociais

O caso gerou revolta nas redes sociais chinesas, onde os utilizadores exigiram uma explicação do centro comercial. As mensagens publicadas sobre o assunto já atraíram mais de 20 milhões de visualizações.

Um internauta pediu que o shopping suspendesse temporariamente suas operações. Um outro escreveu: “Onde estão os parafusos que deviam segurar a placa? Se os parafusos foram removidos, porque não fecharam a escada rolante?”

A utilizadora Maqi Yaduo diz que “isto é de cortar o coração. Por que é que os funcionários não cercaram ou fecharam a escada rolante? O shopping é definitivamente responsável por isto.”

Muitos dos utilizadores prestaram a sua homenagem à mulher, por ter garantido antes de mais a segurança da criança.

“Quando a vi cair, senti-me mal – mas ao mesmo tempo vi quão poderoso o amor de uma mãe por ser – durante uma situação tão imprevisível, a primeira reacção da mãe foi a de empurrar a criança para fora do buraco”, disse um utilizador, citado pela BBC.

A maioria, no entanto, expressa preocupações sobre questões de segurança na China, país que tem registado diversos acidentes em escadas rolantes nos últimos anos.

Em Xangai, uma escada rolante mudou de sentido repentinamente, em 2014, ferindo 12 pessoas.

Em 2011, um adolescente morreu em Pequim devido a um defeito numa escada rolante.

“Eu pensava que só os elevadores é que matam pessoas – agora parece que as escadas rolantes também são um perigo“, diz Wang Wentao.

“Da próxima vez que usar uma escada rolante, quando chegar perto do fim dou um salto”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Como é que 3 mulheres não conseguem puxar uma???
    Ficam a olhar e não fazem nada?????
    Para além de que se as escadas não estavam em condições deviam estar encerradas.

  2. Se vocês se revoltam com estas imagens e noticia, convido-os a ver no youtube a quantidade de acidentes diários que naquele país se dá e depois os outros é que tem os defeitos todos, é tudo made in china. Quanto à família, os meus sentimentos.

  3. Quanto á corajosa mulher talvez a esta hora já esteja transformada em chouriços para que a perda não seja total, a escada continuará a rolar e os chineses a fabricarem á moda da China.

  4. Por mim e certas mais pessoas só há 2 coisas a dizer: Acidente fatal vergonhoso, tanto para gerentes como funcionários.
    Fabricação da qual a maioria já conhecem! Que o barato é, sem qualidade, sem segurança, pouco fiável, exploração dos trabalhadores, e nada amigo do ambiente ou seja (Made in China)!

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …