Mulher julgada em Espanha por ter autorizado os filhos a juntar-se ao Estado Islâmico

O Ministério Público espanhol exige sete anos de prisão para uma mãe de nacionalidade marroquina, com residência em Barcelona, que autorizou os filhos menores a viajar para a Síria para se juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico.

O Ministério Público acusa a mãe de colaboração com organização terrorista e pede uma pena de prisão de sete anos, perda de direitos e incapacidade de exercer cargos durante 15 anos e uma multa de 1.800 euros.

Os filhos, gémeos de 16 anos, já foram julgados e condenados a 18 meses de internamento, uma pena que foi substituída por liberdade condicional com acompanhamento social.

Na terça-feira, será a vez de a mãe ser ouvida em tribunal por permitir que os seus filhos se juntassem ao grupo terrorista, como fez anteriormente com o seu primeiro filho, que morreu nas fileiras do Daesh.

A morte do irmão mais velho alimentou o processo de radicalização que culminou na integração dos gémeos no Daesh e a sua determinação de chegar à Síria, descreve o Ministério Público.

A radicalização deu-se em Marrocos, para onde os jovens se deslocaram com a sua família em 2014, voltando depois a Barcelona. Foi a Guarda Civil que impediu a viagem dos gémeos e que acabou por deter toda a família em março de 2015.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …