Mulher em estado vegetativo há dez anos deu à luz nos Estados Unidos

A polícia abriu uma investigação no estado do Arizona, nos EUA, depois de receber informações sobre uma paciente que, em estado vegetativo há uma década, acaba de dar à luz.

A mulher é paciente de uma clínica administrada pela organização Hacienda HealthCare, da cidade de Phoenix. A organização não deu detalhes sobre o caso mas disse que estar atenta ao “incidente profundamente perturbador”.

O braço local da emissora de televisão CBS relatou que o bebé está saudável, e citou uma fonte segundo a qual a equipa da clínica não sabia que a mulher, que não foi identificada, estava grávida.

A filial da CBS em Phoenix, KPHO-TV, informou que a mulher deu à luz no dia 29 de dezembro. “Ninguém da equipa sabia que ela estava grávida praticamente até que entrou em trabalho de parto”. A mesma fonte disse que a paciente precisava de atenção 24 horas por dia e que muita gente tinha acesso ao seu quarto.

Ninguém sabe o que se passou, mas certo é que o caso está a ser investigado a vários níveis, para se perceber o que aconteceu e quem falhou na proteção de uma pessoa sem capacidade para reagir e defender-se. Um porta-voz da polícia de Phoenix disse que o caso “está em investigação”, mas não disse quando a apuração começou e nem deu mais detalhes sobre o assunto.

O incidente despoletou um clima de insegurança que já se instalou na instituição. Ao The Washington Post, uma mãe garante que passou a dormir na clínica, onde a filha de 22 anos está internada, para garantir que nada lhe acontece até que o abusador seja encontrado. “Ela não consegue andar ou falar, mas percebe”, explica, depois de dizer não saber se a filha foi vítima de algum tipo de abuso.

O protocolo na clínica mudou depois do incidente e, agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa.

David Leibowitz, porta-voz da Hacienda HealthCare, acrescentou que a organização está “completamente comprometida em descobrir a verdade do que é, para nós, um assunto sem precedentes”. O departamento de Serviços de Saúde do Arizona disse ter enviado inspetores para observar os pacientes e tomado “maiores medidas de segurança”.

A Hacienda HealthCare tem como missão cuidar de “pacientes jovens, adolescentes, crianças e bebés cronicamente doentes e clinicamente frágeis, assim como outros com incapacidades intelectuais e transtornos de desenvolvimento”. A instituição trata de cerca de 2.500 pessoas por ano.

Esta não é a primeira vez que estabelecimentos da Hacienda HealthCare têm problemas com a conduta sexual de funcionários.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que as conclusões do inquérito não levem a alguma corrente de ar no quarto da paciente, que o responsável seja descoberto e punido devidamente.

  2. As investigações vão descobrir que era um espermatozóide que também esteve em coma e que só há 9 meses atrás entrou em acção depois de despertar 😀

RESPONDER

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …