Mulher em estado vegetativo há dez anos deu à luz nos Estados Unidos

A polícia abriu uma investigação no estado do Arizona, nos EUA, depois de receber informações sobre uma paciente que, em estado vegetativo há uma década, acaba de dar à luz.

A mulher é paciente de uma clínica administrada pela organização Hacienda HealthCare, da cidade de Phoenix. A organização não deu detalhes sobre o caso mas disse que estar atenta ao “incidente profundamente perturbador”.

O braço local da emissora de televisão CBS relatou que o bebé está saudável, e citou uma fonte segundo a qual a equipa da clínica não sabia que a mulher, que não foi identificada, estava grávida.

A filial da CBS em Phoenix, KPHO-TV, informou que a mulher deu à luz no dia 29 de dezembro. “Ninguém da equipa sabia que ela estava grávida praticamente até que entrou em trabalho de parto”. A mesma fonte disse que a paciente precisava de atenção 24 horas por dia e que muita gente tinha acesso ao seu quarto.

Ninguém sabe o que se passou, mas certo é que o caso está a ser investigado a vários níveis, para se perceber o que aconteceu e quem falhou na proteção de uma pessoa sem capacidade para reagir e defender-se. Um porta-voz da polícia de Phoenix disse que o caso “está em investigação”, mas não disse quando a apuração começou e nem deu mais detalhes sobre o assunto.

O incidente despoletou um clima de insegurança que já se instalou na instituição. Ao The Washington Post, uma mãe garante que passou a dormir na clínica, onde a filha de 22 anos está internada, para garantir que nada lhe acontece até que o abusador seja encontrado. “Ela não consegue andar ou falar, mas percebe”, explica, depois de dizer não saber se a filha foi vítima de algum tipo de abuso.

O protocolo na clínica mudou depois do incidente e, agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa.

David Leibowitz, porta-voz da Hacienda HealthCare, acrescentou que a organização está “completamente comprometida em descobrir a verdade do que é, para nós, um assunto sem precedentes”. O departamento de Serviços de Saúde do Arizona disse ter enviado inspetores para observar os pacientes e tomado “maiores medidas de segurança”.

A Hacienda HealthCare tem como missão cuidar de “pacientes jovens, adolescentes, crianças e bebés cronicamente doentes e clinicamente frágeis, assim como outros com incapacidades intelectuais e transtornos de desenvolvimento”. A instituição trata de cerca de 2.500 pessoas por ano.

Esta não é a primeira vez que estabelecimentos da Hacienda HealthCare têm problemas com a conduta sexual de funcionários.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que as conclusões do inquérito não levem a alguma corrente de ar no quarto da paciente, que o responsável seja descoberto e punido devidamente.

  2. As investigações vão descobrir que era um espermatozóide que também esteve em coma e que só há 9 meses atrás entrou em acção depois de despertar 😀

RESPONDER

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …