Mulher de Clooney diz que Egipto ameaçou prendê-la

hotgossipitalia / Flickr

George e Amal Clooney

George e Amal Clooney

A advogada Amal Clooney, mulher do ator George Clooney, afirma ter sido ameaçada de prisão pelas autoridades egípcias em fevereiro, quando estava prestes a publicar um relatório crítico sobre o sistema judicial daquele país.

Numa entrevista hoje publicada no diário britânico The Guardian, Amal Clooney, advogada especialista em direitos humanos, representante legal de um dos jornalistas da Al-Jazeera detidos no Cairo, avançava no relatório elaborado em nome da International Bar Association que o sistema judiciário egípcio devia ganhar independência.

“No momento do lançamento deste relatório, eles começaram por nos impedir de o fazer no Cairo. Perguntaram: ‘O relatório critica o exército, o sistema judiciário ou o Governo?’, e nós respondemos: ‘Sim’.

‘Então nesse caso, arriscam-se a ser presos‘, disseram-nos'”, contou.

O relatório foi publicado a 10 de fevereiro, em Londres.

A mulher do ator norte-americano falava após a decisão de quinta-feira da Justiça egípcia de ordenar um novo julgamento para os três jornalistas da Al Jazeera, presos no Egito há um ano.

@MFFahmy11 / Twitter

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

Condenados a penas entre sete e dez anos de prisão, o egípcio-canadiano Mohamed Fadel Fahmy, defendido por Amal Clooney, o australiano Peter Greste e o egípcio Mohamed Baher são acusados de apoiar a irmandade islamista dos Irmãos Muçulmanos e permanecem detidos.

De acordo com Amal Clooney, os três homens são vítimas de um sistema em que os juízes são nomeados pelo Governo.

Quanto ao novo julgamento, Amal Clooney está pessimista.

“Se o princípio é o de que houve erros, mas se o novo julgamento vai assentar nas mesmas bases do primeiro, então este não vai significar grande coisa“, comentou.

A advogada acredita na possibilidade de expulsão do seu cliente egípcio-canadiano do país, conforme permite uma nova lei promulgada em novembro.

“A partir do momento que há um desejo real de avançar em ambos os lados, não vejo porque razão não poderia ter lugar uma expulsão muito rapidamente”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …