Mulher de Clooney diz que Egipto ameaçou prendê-la

hotgossipitalia / Flickr

George e Amal Clooney

George e Amal Clooney

A advogada Amal Clooney, mulher do ator George Clooney, afirma ter sido ameaçada de prisão pelas autoridades egípcias em fevereiro, quando estava prestes a publicar um relatório crítico sobre o sistema judicial daquele país.

Numa entrevista hoje publicada no diário britânico The Guardian, Amal Clooney, advogada especialista em direitos humanos, representante legal de um dos jornalistas da Al-Jazeera detidos no Cairo, avançava no relatório elaborado em nome da International Bar Association que o sistema judiciário egípcio devia ganhar independência.

“No momento do lançamento deste relatório, eles começaram por nos impedir de o fazer no Cairo. Perguntaram: ‘O relatório critica o exército, o sistema judiciário ou o Governo?’, e nós respondemos: ‘Sim’.

‘Então nesse caso, arriscam-se a ser presos‘, disseram-nos'”, contou.

O relatório foi publicado a 10 de fevereiro, em Londres.

A mulher do ator norte-americano falava após a decisão de quinta-feira da Justiça egípcia de ordenar um novo julgamento para os três jornalistas da Al Jazeera, presos no Egito há um ano.

@MFFahmy11 / Twitter

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

Condenados a penas entre sete e dez anos de prisão, o egípcio-canadiano Mohamed Fadel Fahmy, defendido por Amal Clooney, o australiano Peter Greste e o egípcio Mohamed Baher são acusados de apoiar a irmandade islamista dos Irmãos Muçulmanos e permanecem detidos.

De acordo com Amal Clooney, os três homens são vítimas de um sistema em que os juízes são nomeados pelo Governo.

Quanto ao novo julgamento, Amal Clooney está pessimista.

“Se o princípio é o de que houve erros, mas se o novo julgamento vai assentar nas mesmas bases do primeiro, então este não vai significar grande coisa“, comentou.

A advogada acredita na possibilidade de expulsão do seu cliente egípcio-canadiano do país, conforme permite uma nova lei promulgada em novembro.

“A partir do momento que há um desejo real de avançar em ambos os lados, não vejo porque razão não poderia ter lugar uma expulsão muito rapidamente”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …