Mulher de Clooney diz que Egipto ameaçou prendê-la

hotgossipitalia / Flickr

George e Amal Clooney

George e Amal Clooney

A advogada Amal Clooney, mulher do ator George Clooney, afirma ter sido ameaçada de prisão pelas autoridades egípcias em fevereiro, quando estava prestes a publicar um relatório crítico sobre o sistema judicial daquele país.

Numa entrevista hoje publicada no diário britânico The Guardian, Amal Clooney, advogada especialista em direitos humanos, representante legal de um dos jornalistas da Al-Jazeera detidos no Cairo, avançava no relatório elaborado em nome da International Bar Association que o sistema judiciário egípcio devia ganhar independência.

“No momento do lançamento deste relatório, eles começaram por nos impedir de o fazer no Cairo. Perguntaram: ‘O relatório critica o exército, o sistema judiciário ou o Governo?’, e nós respondemos: ‘Sim’.

‘Então nesse caso, arriscam-se a ser presos‘, disseram-nos'”, contou.

O relatório foi publicado a 10 de fevereiro, em Londres.

A mulher do ator norte-americano falava após a decisão de quinta-feira da Justiça egípcia de ordenar um novo julgamento para os três jornalistas da Al Jazeera, presos no Egito há um ano.

@MFFahmy11 / Twitter

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

O jornalista egípcio Mohamed Fadel Fahmy cumpre uma pena de prisão de 7 anos

Condenados a penas entre sete e dez anos de prisão, o egípcio-canadiano Mohamed Fadel Fahmy, defendido por Amal Clooney, o australiano Peter Greste e o egípcio Mohamed Baher são acusados de apoiar a irmandade islamista dos Irmãos Muçulmanos e permanecem detidos.

De acordo com Amal Clooney, os três homens são vítimas de um sistema em que os juízes são nomeados pelo Governo.

Quanto ao novo julgamento, Amal Clooney está pessimista.

“Se o princípio é o de que houve erros, mas se o novo julgamento vai assentar nas mesmas bases do primeiro, então este não vai significar grande coisa“, comentou.

A advogada acredita na possibilidade de expulsão do seu cliente egípcio-canadiano do país, conforme permite uma nova lei promulgada em novembro.

“A partir do momento que há um desejo real de avançar em ambos os lados, não vejo porque razão não poderia ter lugar uma expulsão muito rapidamente”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …