Mulher condenada à morte há 300 anos vai ter novo julgamento

Baker, Joseph E., ca. 1837-1914

"The Witch, No. 1", litografia de Joseph E. Baker (1837-1914).

“The Witch, No. 1”, litografia de Joseph E. Baker (1837-1914).

Maria Bertoletti Toldini foi decapitada na localidade italiana de Brentonico em 1716, condenada à morte por bruxaria. Volvidos quase 300 anos, vai ter direito a um novo julgamento porque, afinal, era inocente.

Foi o que decidiu a Assembleia Municipal de Brentonico, localidade da Província de Trento, no Norte de Itália.

O movimento para “limpar” o nome desta mulher é liderado por Quinto Canali, vereador da Cultura local, que confessa que se lembrou da importância de dar um novo julgamento a Maria Bertoletti Toldini depois de ter visto uma peça de teatro “terrível”, relatando a sua história de forma pouco humana.

A mulher, uma viúva de 60 anos, sem filhos, que tinha voltado a casar quando foi detida por bruxaria, foi considerada culpada pela morte de múltiplas crianças, nomeadamente de uma de 5 anos que teria atirado para um pote de queijo a ferver. Foi ainda condenada por ter tornado a terra estéril, por ter danificado uma vinha, por blasfémia e heresia.

Maria Bertoletti Toldini foi uma das milhares de vítimas, maioritariamente mulheres, que foram mortas por bruxaria entre o fim do século XV e o início do século XVIII.

E, por isso mesmo, há muitos historiadores e investigadores que acreditam que a repetição do seu julgamento, visando inocentá-la aos olhos da História, não faz sentido nenhum.

Uma ideia que Quinto Canali contraria, justificando que a realização de um novo julgamento, perante um juiz real num verdadeiro tribunal de recurso, será fundamental para “limpar” um período tão trágico da História da Europa.

“Se vemos na nossa História que houve algo de errado contra a Humanidade, temos que o saber e dizer que esta história está errada. É importante agora como era importante há 100 anos e será importante daqui a outros 100 anos. Houve um homicídio que não foi justificado, que não deveria ter acontecido. Mataram uma pessoa com motivações que não existiam. Ela era inocente”, constata o vereador citado pelo The Guardian.

O presidente da Câmara de Brentonico, Christian Perenzoni, assume que surgiram algumas dúvidas quanto à importância do caso, mas justifica a aceitação pelos poucos custos envolvidos na repetição do julgamento e pelo “valor simbólico” do acto.

“Esta foi uma injustiça histórica contra as mulheres – também na tragédia Grega vemos que elas enfrentam sempre a injustiça, tal como hoje, de diferentes formas”, sublinha o autarca citado pelo mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …