Cartas revelam que Charles Dickens planeou internar a esposa (sã) num manicómio

Cartas escondidas no tempo revelam que o escritor Charles Dickens quis mandar a sua esposa, Catherine, para um manicómio. Mas o plano falhou.

Inicialmente, o casal era feliz e criou dez filhos. Mas, na época em que Charles e Catherine se separaram em 1858, o relacionamento deles estava muito mal.

John Bowen, professor de literatura do século XIX na Universidade de York, no Reino Unido, descobriu recentemente o conto em 98 cartas que foram mantidas na Universidade de Harvard, mas nunca transcritas ou analisadas. “Foi um momento que fez os pelos na parte de trás do meu pescoço se levantarem”, disse em comunicado.

As cartas foram escritas por Edward Dutton Cook, um jornalista e vizinho de Catherine após a sua separação de Charles. Cook dirigia-se ao amigo William Moy Thomas.

O conteúdo destas cartas descrevia o plano do escritor de internar a esposa num manicómio, ainda que Catherine fosse perfeitamente sã e saudável.

O professor de literatura foi o primeiro a reconhecer que o comportamento de Dickens era questionável: “Biógrafos e académicos sabem há anos como Dickens se comportou neste momento, mas agora parece que até tentou desviar a lei para colocar a sua esposa e mãe dos seus filhos num hospício, apesar da sua sanidade evidente”, conta.

As conversas entre Cook e Catherine aconteceram quase duas décadas depois do divórcio dos Dickens e revelam que, após 22 anos de casamento, o escritor teve um caso com uma jovem atriz e decidiu que estava cansado da sua esposa, que havia gerado e criado os seus dez filhos. Além disso, como escreveu Cook em 1879, o escritor considerava que a cônjuge tinha perdido “parte da sua boa aparência”.

Ele até tentou calá-la num hospício, pobrezinha!”, escreveu Cook na mesma carta. “Mas, por pior que seja a lei em relação à prova de insanidade, não conseguiu arrebatá-la ao seu propósito”.

Com as descobertas, é possível explicar o misterioso desentendimento entre Charles e o médico Thomas Harrington Tuke, que aconteceu no fim do casamento dos Dickens.

Tuke trabalhava como superintendente no Sanatório Manor House, em Londres, entre 1849 e 1888. Bowen supõe que o médico se recusou a concordar com o plano de Dickens de internar Catherine. Mais tarde, o romancista chegou a referir-se a Tuke como um “ser miserável” e um “jumento médico”.

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …