Cartas revelam que Charles Dickens planeou internar a esposa (sã) num manicómio

Cartas escondidas no tempo revelam que o escritor Charles Dickens quis mandar a sua esposa, Catherine, para um manicómio. Mas o plano falhou.

Inicialmente, o casal era feliz e criou dez filhos. Mas, na época em que Charles e Catherine se separaram em 1858, o relacionamento deles estava muito mal.

John Bowen, professor de literatura do século XIX na Universidade de York, no Reino Unido, descobriu recentemente o conto em 98 cartas que foram mantidas na Universidade de Harvard, mas nunca transcritas ou analisadas. “Foi um momento que fez os pelos na parte de trás do meu pescoço se levantarem”, disse em comunicado.

As cartas foram escritas por Edward Dutton Cook, um jornalista e vizinho de Catherine após a sua separação de Charles. Cook dirigia-se ao amigo William Moy Thomas.

O conteúdo destas cartas descrevia o plano do escritor de internar a esposa num manicómio, ainda que Catherine fosse perfeitamente sã e saudável.

O professor de literatura foi o primeiro a reconhecer que o comportamento de Dickens era questionável: “Biógrafos e académicos sabem há anos como Dickens se comportou neste momento, mas agora parece que até tentou desviar a lei para colocar a sua esposa e mãe dos seus filhos num hospício, apesar da sua sanidade evidente”, conta.

As conversas entre Cook e Catherine aconteceram quase duas décadas depois do divórcio dos Dickens e revelam que, após 22 anos de casamento, o escritor teve um caso com uma jovem atriz e decidiu que estava cansado da sua esposa, que havia gerado e criado os seus dez filhos. Além disso, como escreveu Cook em 1879, o escritor considerava que a cônjuge tinha perdido “parte da sua boa aparência”.

Ele até tentou calá-la num hospício, pobrezinha!”, escreveu Cook na mesma carta. “Mas, por pior que seja a lei em relação à prova de insanidade, não conseguiu arrebatá-la ao seu propósito”.

Com as descobertas, é possível explicar o misterioso desentendimento entre Charles e o médico Thomas Harrington Tuke, que aconteceu no fim do casamento dos Dickens.

Tuke trabalhava como superintendente no Sanatório Manor House, em Londres, entre 1849 e 1888. Bowen supõe que o médico se recusou a concordar com o plano de Dickens de internar Catherine. Mais tarde, o romancista chegou a referir-se a Tuke como um “ser miserável” e um “jumento médico”.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …