Cartas revelam que Charles Dickens planeou internar a esposa (sã) num manicómio

Cartas escondidas no tempo revelam que o escritor Charles Dickens quis mandar a sua esposa, Catherine, para um manicómio. Mas o plano falhou.

Inicialmente, o casal era feliz e criou dez filhos. Mas, na época em que Charles e Catherine se separaram em 1858, o relacionamento deles estava muito mal.

John Bowen, professor de literatura do século XIX na Universidade de York, no Reino Unido, descobriu recentemente o conto em 98 cartas que foram mantidas na Universidade de Harvard, mas nunca transcritas ou analisadas. “Foi um momento que fez os pelos na parte de trás do meu pescoço se levantarem”, disse em comunicado.

As cartas foram escritas por Edward Dutton Cook, um jornalista e vizinho de Catherine após a sua separação de Charles. Cook dirigia-se ao amigo William Moy Thomas.

O conteúdo destas cartas descrevia o plano do escritor de internar a esposa num manicómio, ainda que Catherine fosse perfeitamente sã e saudável.

O professor de literatura foi o primeiro a reconhecer que o comportamento de Dickens era questionável: “Biógrafos e académicos sabem há anos como Dickens se comportou neste momento, mas agora parece que até tentou desviar a lei para colocar a sua esposa e mãe dos seus filhos num hospício, apesar da sua sanidade evidente”, conta.

As conversas entre Cook e Catherine aconteceram quase duas décadas depois do divórcio dos Dickens e revelam que, após 22 anos de casamento, o escritor teve um caso com uma jovem atriz e decidiu que estava cansado da sua esposa, que havia gerado e criado os seus dez filhos. Além disso, como escreveu Cook em 1879, o escritor considerava que a cônjuge tinha perdido “parte da sua boa aparência”.

Ele até tentou calá-la num hospício, pobrezinha!”, escreveu Cook na mesma carta. “Mas, por pior que seja a lei em relação à prova de insanidade, não conseguiu arrebatá-la ao seu propósito”.

Com as descobertas, é possível explicar o misterioso desentendimento entre Charles e o médico Thomas Harrington Tuke, que aconteceu no fim do casamento dos Dickens.

Tuke trabalhava como superintendente no Sanatório Manor House, em Londres, entre 1849 e 1888. Bowen supõe que o médico se recusou a concordar com o plano de Dickens de internar Catherine. Mais tarde, o romancista chegou a referir-se a Tuke como um “ser miserável” e um “jumento médico”.

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …