Mulher assassinada em Carrazeda de Ansiães. É a 30.ª vítima de violência doméstica

European Parliament / Flickr

Uma mulher de 44 anos morreu esta sexta-feira na sequência de agressões com uma arma branca, em Samorinha, em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, tendo o suspeito sido já detido. 

A informação foi avançada à agência Lusa através de fontes bombeiros e da GNR. Segundo fonte da GNR, no âmbito da mesma ocorrência há ainda a registar um ferido grave.

“À chegada ao local deparámo-nos com dois feridos em estado grave. Um dos feridos era uma mulher, que acabou por falecer no local. A segunda vítima é um homem, que foi transportado por via terrestre para a Unidade Hospitalar de Vila Real”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Carrazeda de Ansiães, Abílio Félix.

Segundo o comandante dos bombeiros, as vítimas foram encontradas na via pública, num cruzamento entre um caminho rural e a estrada municipal que liga Carrazeda de Ansiães a Samorinha, e o suspeito recorreu ao “uso de uma arma branca”.

O suspeito, segundo a fonte da GNR, tem 54 anos e, de acordo com o jornal Público, é o marido da vítima mortal. “Tratou-se de um crime passional e estão a ser desenvolvidas todas as diligências para apurar as circunstâncias”, confirmou ao diário fonte oficial da Polícia Judiciária da diretoria do Porto.

No local estiveram sete operacionais dos bombeiros, apoiados por quatro veículos, bem como uma ambulância do Suporte Imediato de Vida do Instituto Nacional de Emergência Médica e a equipa médica do helicóptero do INEM, estacionado em Macedo de Cavaleiros.

Esta ocorrência, registada no site da Autoridade Nacional de Emergência e proteção Civil como “homicídio/suicídio”, transitou para esfera da Polícia Judiciária.

De acordo com um levantamento feito pelo jornal Público com base em notícias publicadas desde o início do ano sobre mortes em contexto de violência doméstica, e a confirmar-se que este caso ocorreu nos mesmos moldes, foram já assassinadas 30 pessoas desde janeiro de 2019: 24 mulheres e seis homens.

Não existem ainda números oficiais divulgados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …