Muçulmana expulsa de comício do republicano Donald Trump

ajhanson / Flickr

Donald Trump lidera as sondagens para a nomeação republicana a concorrer à Casa Branca

Donald Trump lidera as sondagens para a nomeação republicana a concorrer à Casa Branca

Uma mulher muçulmana foi expulsa de um comício da campanha presidencial de Donald Trump, depois de encenar um protesto silencioso contra o candidato favorito à nomeação republicana, que apelou a uma proibição de muçulmanos entrarem nos Estados Unidos.

As imagens de televisão gravadas no comício, na Carolina do Sul, mostra a mulher, Rose Hamid, uma hospedeira de bordo de 56 anos de idade, a usar um lenço na cabeça e uma blusa verde que dizia “Salam. Eu venho em paz“.

Depois, ficou em silêncio, a olhar para o pódio onde se encontrava Donald Trump.

Mais tarde, foi escoltada pelos apoiantes de Trump  a abandonar o local.

Hamid afirma que um dos militantes do magnata do imobiliário lhe gritou “Ela tem tem uma bomba, ela tem uma bomba”.

Donald Trump, que lidera as sondagens para a nomeação republicana a concorrer à Casa Branca, provocou uma tempestade mundial o mês passado, quando apelou à proibição temporária de entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.

O apelo do candidato surgiu na sequência de um ataque na Califórnia por um casal muçulmano radical, que matou 14 pessoas.

É inacreditável o ódio contra nós“, disse Trump à mulher muçulmana, de acordo com a CNN, depois de Rose Hamid e vários outros presentes terem sido expulsos.

Rose Hamid respondeu a Trump afirmando “é o seu ódio, não é o nosso ódio“.

O CAIR – Conselho de Relações Americano-Islâmicas, um proeminente grupo de defesa muçulmano, condenou a expulsão de Rose Hamid e instou Donald Trump a desculpar-se.

“A imagem de uma mulher muçulmana que está a ser abusada e expulsa de um comício político envia uma mensagem assustadora para os muçulmanos americanos”, disse o diretor executivo do CAIR, Nihad Awad, em um comunicado divulgado pelos órgãos de informação norte-americanos.

Os muçulmanos nos Estados Unidos têm enfrentado uma reacção pública na sequência dos atentados terroristas de novembro em Paris e do ataque de San Bernardino, na Califórnia, a 2 de dezembro.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …