Casal mata 14 pessoas em tiroteio na California

Pelo menos 14 pessoas morreram e mais 14 ficaram feridos durante um tiroteio na cidade de San Bernardino, no sul da Califórnia, informou um porta-voz da polícia local.

“Até ao momento temos conhecimento de pelo menos 14 mortos e 17 feridos”, disse o porta-voz, “mas esta é uma informação preliminar”.

Segundo o Los Angeles Times, o número de vítimas mortais apurado até ao momento faz deste incidente o mais mortífero ocorrido este ano nos EUA.

O tiroteio ocorreu durante a festa anual de Natal do Inland Regional Center, o centro de serviços sociais para deficientes mentais da região.

O Presidente Barack Obama já deplorou a repetição destas ocorrências, “sem equivalente no mundo”.

Durante uma conferência de imprensa, transmitida pela CNN, o representante da polícia informou que “os feridos foram enviados para hospitais locais em estado grave”.

Sabe-se que um grupo de pessoas armadas entrou no edifício e abriu fogo contra os presentes.

Segundo a polícia, cerca de 30 pessoas teriam sido mantidas como reféns, mas depois foram liberados e deixaram o edifício.

Canais de TV dos Estados Unidos divulgaram imagens de dezenas de pessoas a abandonar a área, cercada pela polícia, com as mãos no ar, enquanto as autoridades procuravam suspeitos.

Não há informações de quantas pessoas estariam no interior do edifício, que oferece serviços sociais de ajuda a pessoas com deficiência.

Testemunhas afirmam ter visto três homens fortemente armados e com coletes à prova de bala a fugir do local num SUV preto.

Uma equipa de intervenção SWAT foi chamada ao local, tendo conseguido cercar os fugitivos.

Depois de várias horas de perseguição, dois dos atacantes foram abatidos pela equipa SWAT, um outro foi detido, e um terceiro ter-se-á barricado numa igreja local.

Segundo a CBS, os atacantes mortos são Syed Farook, de 28 anos e nacionalidade norte-americana, e a sua mulher, Tashfeen Malik, de 27 anos.

Farook era funcionário público, e trabalhava como especialista em saúde ambiental na administração local, tendo atacado pessoas com quem lidava diariamente.

Foi identificado como um dos atacantes por colegas que sobreviveram ao tiroteio.

Há 5 anos, Syed Farook estava inscrito no iMilap, um site de dating, onde se apresentava como “um muçulmano de 22 anos, de uma família religiosa mas moderna, inspector de saúde e segurança ambiental.

O casal de atacantes mortos deixa uma filha de seis meses.

Não foram ainda identificadas quaisquer explicações para as motivações do tiroteio, mas, segundo o Heavy.com, as autoridades não excluíram para já a possibilidade de se ter tratado de um ataque terrorista.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …