MPLA afasta “Tchizé” dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

Tchizé dos Santos / Facebook

Welwitschea ´Tchizé` dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia ‘Tchizé’ dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de militante.

As sanções propostas pela comissão de disciplina e auditoria foram aprovadas na quarta reunião ordinária do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), orientada pelo líder do partido, João Lourenço.

O órgão de decisão justifica a decisão tomada com o facto de ‘Tchizé’ dos Santos, filha do ex-líder do MPLA e antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ter violado os princípios básicos dos estatutos e código de ética partidária.

Em junho deste ano, o comité central do MPLA suspendeu a também deputada e aprovou a instauração de um processo disciplinar “por conduta que atenta contra as regras de disciplina do partido”.

Em outubro passado, a Assembleia Nacional de Angola aprovou a suspensão do mandato de deputada de Welwitschia dos Santos, por alegada ausência injustificada há vários meses do Parlamento.

‘Tchizé’ dos Santos está ausente do país há vários meses. A filha do ex-Presidente angolano justifica esta ausência devido à doença da filha, mas disse também que há vários meses que está a ser “intimidada” por dirigentes do seu partido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.