Ministério Público quer juntar 57 crimes à acusação de Rui Pinto

Mário Cruz / Lusa

Acusado de 147 crimes, o hacker acabou por ver os delitos reduzidos a 90. O Ministério Público (MP) já apresentou recurso para a reposição dos restantes 57.

No recurso apresentado, a que o jornal Público teve acesso, o Ministério Público considera que a juíza de instrução Cláudia Pina deveria ter acusado Rui Pinto dos 54 crimes de violação de correspondência, mesmo que os visados não tenham apresentado queixa.

O MP contesta ainda o facto de 68 dos 74 crimes de acesso ilegítimo terem sido convertidos em crimes de acesso indevido (enquanto o primeiro tem uma pena que pode ir até aos cinco anos de prisão, o segundo não vai além dos dois).

Apesar de muitos crimes terem caído na fase de instrução, a medida de coação mais gravosa manteve-se inalterada e o pirata informático está em prisão preventiva há precisamente um ano, completado este domingo.

Dos 90 crimes de que está acusado, apenas a suspeita de extorsão na forma tentada justifica esta medida de coação, escreve o diário. A juíza manteve o hacker em prisão preventiva por considerar existir risco de fuga e por temer que as provas estivessem em risco, dada as competências informáticas do arguido.

“É profundamente lamentável a forma como o caso Rui Pinto tem sido tratado pelo nosso sistema judicial, mas não perdi a esperança de que a inteligência e o bom senso prevaleçam”, afirmou ao jornal Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto.

No recurso, a defesa alega que a prisão preventiva serve como forma de “punição antecipada”, algo que viola a presunção de inocência de Rui Pinto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o governo Português fosse progressista, uma medida inteligente seria incorporar o Sr. Rui do lado da justiça, como forma de pagar pelos seus crimes.

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …