MP quer demolir casa de luxo de Ricardo Salgado

Tiago Petinga / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Ministério Público (MP) alega que a casa de férias de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, na Comporta foi licenciada de forma ilegal e, por isso, propõe a sua demolição.

Expresso noticia que o MP estranha como é que a casa de luxo, “avaliada em mais de um milhão de euros em 2013″, foi licenciada estando tão próxima do mar.

De acordo com o semanário, a moradia situa-se “numa duna a menos de 500 metros da praia“.

Além da moradia de Ricardo Salgado, o processo do MP visa a demolição de outras nove edificações que terão sido licenciadas pela Câmara de Grândola com “ilegalidades administrativas e omissões”, sustenta o Expresso.

O MP pretende, deste modo, “anular as licenças e alvarás” emitidos pela autarquia.

O caso aguarda julgamento no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja e a empresa dona das casas já garantiu ao semanário que vai contestar a acção.

Segundo o Expresso, as casas foram arrestadas pelo MP em 2015, após o colapso do BES, “mas continuam a ser utilizadas pela família de Salgado”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo como o MP português se dá ao luxo de esbanjar em demolições. Existe tanta coisa ilegal neste pobre país que o MP nem sabe nem quer saber. Se é ilegal deve haver melhor solução a dar-lhe do que a Demolição. Se o MP fosse mas era saber onde param os dinheiros, isso sim é que interessava ao contribuinte e depositante português mais isso a este organismo não interessa para nada, interessa sim é ter uma saída que dê nas vistas para dar nas vistas, trabalhem em trabalhos sérios.

  2. Não estou em desacordo, mas aproveitavam e faziam um processo de investigação a todas as alterações dos “planos municipais de áreas protegidas”, com ministros, presidentes das autarquias, funcionários e “amigalhaços” incluídos. Seria uma coisa em grande tipo. “Mega operação “Áreas protegidas a voar””. Mas depois para ser mais credível e mediático punha-se um “leaks” qualquer que fica sempre bem.

  3. Atenção gentes da beira-mar, casas não a 500 metros da praia mas mesmo encima delas são por aí aos milhares e muitos, portanto isto vai ser a lei da terra queimada e vai vir tudo abaixo, somos de facto um país rico para que em vez de se aplicar uma multa (talvez o homem já esteja teso), deita-se tudo abaixo e quem sabe se possivelmente daqui a algum tempo onde uma vivenda fazia estorvo não irão surgir bolcos de apartamentos para turistas passarem as suas férias.

  4. O presidente da câmara que autorizou a construção deve ter mamado pouco deve. A lei neste pais nao se aplica a politicos, banqueiros e todos os corruptos de colarinho branco. Só o Zé.

  5. O MP não sabe mas eu ajudo, procurem as ligações de Salgado ao anterior presidente do Montepio, depois as ligações do ex-presidente de Grândola ao mesmo ex-presidente da Caixa Económica antes de chegar à administração da mesma. Vão ver que tudo começou quando o ex-presidente mo MG e na altura administrador da CGD, construiu lado a lado duas (duas porque uma não chegava!) moradias em Troia, também licenciadas por esse mesmo ex-presidente da Câmara de Grândola e posteriormente administrador do MG. E tudo acabou com as vigarices da compra do Finibanco e grandes negociatas em Angola com o habitual construtor da Amadora que “doou” 14 milhões a Salgado e uns milhões “para o MG”, na pessoa do seu ex-presidente e na compra de UP’s do MG pelo filho do construtor, com o dinheiro da instituição bancária em Angola. E assim se faz a história do nosso país, com o MP a fechar os olhos ao que não interessa… tal como os biliões “evaporados” no BES Angola e a falência do BES!

RESPONDER

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …