Ministério Público acusa 27 homens de crimes raciais e tentativa de homicídio

O Ministério Público (MP) concluiu uma investigação a um grupo de 27 homens, alegadamente ligados aos Hammerskins, por crimes raciais e tentativa de homicídio qualificado.

Segundo o jornal Público, o Ministério Público requereu o julgamento de 27 arguidos suspeitos da prática de crimes de discriminação racial, religiosa e sexual e também de tentativa de homicídio qualificado.

Os suspeitos estão ainda indiciados pela prática de ofensas à integridade física qualificada, incitamento à violência, dano com violência, detenção de arma proibida, roubo, tráfico de estupefacientes e tráfico de armas”, apurou o mesmo jornal.

De acordo com o MP, os arguidos “agiram com o propósito de pertencer a um grupo que exaltava a superioridade da raça branca“. Ao integrá-lo, os suspeitos “deveriam desenvolver ações violentas contra as minorias raciais, assim como contra todos aqueles que tivessem orientações sexuais e políticas diferentes das suas”.

A atividade do grupo terá começado em junho de 2015 e, segundo o matutino, duas pessoas foram gravemente feridas com facas e outros objetos cortantes. O MP referiu que as partes do corpo atingidas – abdómen e tórax – “eram aptas a determinar as suas mortes, o que apenas não se verificou por razões alheias às vontades dos agressores”.

De acordo com a TVI 24, os suspeitos estão, alegadamente, ligados aos Hammerskins, um grupo de extrema-direita e supremacia branca que tem como alvo negros, muçulmanos, homossexuais e comunistas.

Ao que o canal televisivo apurou, alguns dos acusados já são conhecidos da justiça, sendo que entre estes se encontram arguidos que estiveram envolvidos no homicídio do cabo-verdiano Alcindo Monteiro, em 1995.

Segundo o semanário Expresso, o caso estava a ser investigado há cerca de quatro anos e todos os arguidos, nos quais se inclui um guarda prisional, apesar de terem sido detidos pela PJ, foram libertados pelo juiz de instrução criminal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …