Ministério Público acusa 27 homens de crimes raciais e tentativa de homicídio

O Ministério Público (MP) concluiu uma investigação a um grupo de 27 homens, alegadamente ligados aos Hammerskins, por crimes raciais e tentativa de homicídio qualificado.

Segundo o jornal Público, o Ministério Público requereu o julgamento de 27 arguidos suspeitos da prática de crimes de discriminação racial, religiosa e sexual e também de tentativa de homicídio qualificado.

Os suspeitos estão ainda indiciados pela prática de ofensas à integridade física qualificada, incitamento à violência, dano com violência, detenção de arma proibida, roubo, tráfico de estupefacientes e tráfico de armas”, apurou o mesmo jornal.

De acordo com o MP, os arguidos “agiram com o propósito de pertencer a um grupo que exaltava a superioridade da raça branca“. Ao integrá-lo, os suspeitos “deveriam desenvolver ações violentas contra as minorias raciais, assim como contra todos aqueles que tivessem orientações sexuais e políticas diferentes das suas”.

A atividade do grupo terá começado em junho de 2015 e, segundo o matutino, duas pessoas foram gravemente feridas com facas e outros objetos cortantes. O MP referiu que as partes do corpo atingidas – abdómen e tórax – “eram aptas a determinar as suas mortes, o que apenas não se verificou por razões alheias às vontades dos agressores”.

De acordo com a TVI 24, os suspeitos estão, alegadamente, ligados aos Hammerskins, um grupo de extrema-direita e supremacia branca que tem como alvo negros, muçulmanos, homossexuais e comunistas.

Ao que o canal televisivo apurou, alguns dos acusados já são conhecidos da justiça, sendo que entre estes se encontram arguidos que estiveram envolvidos no homicídio do cabo-verdiano Alcindo Monteiro, em 1995.

Segundo o semanário Expresso, o caso estava a ser investigado há cerca de quatro anos e todos os arguidos, nos quais se inclui um guarda prisional, apesar de terem sido detidos pela PJ, foram libertados pelo juiz de instrução criminal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …