Movimento jovem ajudou Biden a vencer. Agora, querem que combata a crise climática

Jim Lo Scalzo / EPA

Joe Biden

Uma participação recorde de jovens eleitores ajudou Joe Biden a vencer Donald Trump nas eleições norte-americanas de 03 de novembro. O Movimento Sunrise conseguiu influenciar 3,5 milhões de eleitores jovens em estados indecisos e agora quer ver o retorno desses esforços.

“Teremos que ver se Joe Biden é fiel à sua palavra quando disse que as alterações climáticas são o seu problema número um, mas tenha certeza de que o movimento estará lá para lembrá-lo a cada momento do caminho”, disse Varshini Prakash, co-fundador do grupo, citado na segunda-feira pelo Guardian.

Biden classificou a crise climática como uma “ameaça existencial” para os Estados Unidos (EUA) e traçou um plano de dois biliões para descarbonizar o setor elétrico e criar emprego em energia limpa. Este pacote é mais ambicioso do que o plano original do democrata, que grupos como o Sunrise ajudaram a aumentar.

A popularidade de Biden “entre os jovens era péssima há seis meses, mas, para seu benefício, ele voltou com um plano climático muito melhor”, disse Prakash. “É claro que não temos tempo para esperar. Os jovens estão apavorados com o que está por vir e vão pressioná-lo a fazer tudo ao seu alcance para garantir a ação climática”.

Um dos receios para os ativistas climáticos, apontou o Guardian, é uma repetição do fracasso de Barack Obama em promulgar uma legislação climática, após o colapso da tentativa de instituir um preço para as emissões de carbono. Biden será pressionado a seguir em frente sem os republicanos, com ativistas e Governo a atuar em conjunto pela mobilização climática.

Alguns protestos têm ganhado força devido às nomeações para o gabinete de Biden, nomeadamente o alegado retorno de Ernest Moniz, ex-secretário de energia que é favor do uso de gás em vez de apenas energia renovável.

“Biden tentará legislar primeiro, mantendo a prerrogativa de regular e acho que ainda há uma oportunidade para fazer isso – ele passou 30 anos no Senado e sabe como fechar um acordo”, disse Paul Bledsoe, consultor estratégico do Progressive Policy Institute.

Segundo o jornal britânico, os republicanos podem ser influenciados por um pacote de estímulo económico que inclui elementos verdes, como novas estações de recarga de veículos elétricos, reforma de prédios para torná-los mais eficientes em termos de energia e suporte para energia solar e eólica, apontou Bledsoe.

“Espero que ele [Biden] seja muito agressivo. Se ele tivesse o Congresso seria mais fácil, o Sunrise entende isso. Mas não acho que ele pretenda desapontar esta nova geração de ativistas do clima”, acrescentou.

Ainda de acordo com o Guardian, pesquisas recentes mostraram que há um nível recorde de preocupação entre os norte-americanos sobre a crise climática, com uma clara maioria a exigir uma resposta por parte do Governo.

“O eleitorado disse claramente que deseja uma ação sobre a mudança climática”, disse Heather McTeer Toney, ex-administradora regional da Agência de Proteção Ambiental e agora diretora da Força Aérea Limpa Moms. “É emocionante que o clima seja uma prioridade. Sei que não vai ser fácil, mas agora parece possível”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …