Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como “ameaça ao Estado”

António Cotrim / Lusa

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços – e lembrando que assim caiu um governo no Chile.

O executivo receou que fosse uma ameaça ao Estado e participou a situação à Procuradoria Geral da República (PGR) e às Secretas.

“A população vai revoltar-se e está muito iminente uma revolução civil que pode não ser tão civilizada como o 25 de Abril de 1974″, escreveu Fernando Frazão, segundo avança o Expresso.

O email foi enviado por Fernando Frazão, um motorista que, em janeiro deste ano, deu boleia a Marcelo Rebelo de Sousa, de Lisboa ao Porto, porque o Presidente queria conhecer as dificuldades que enfrentavam os profissionais do setor.

Em sete parágrafos, o motorista lembra que foi uma greve deste tipo, há 50 anos, que fez cair o governo no Chile. A greve dos camionistas de 1972 foi uma das paralisações que acelerou a queda do presidente chileno Salvador Allende e terá sido financiada em dois milhões de dólares pela CIA, a mando do presidente norte-americano Richard Nixon. Em 1973, Allende seria substituído pelo general Augusto Pinochet, o candidato preferido dos americanos, pela sua posição abertamente anti-comunista.

O motorista disse ainda que a agricultura e a indústria iam ter problemas, que iam faltar bens de primeira necessidade nos supermercados e que “as centrais termo-elétricas reduzirão a potência energética e dar-se-á um crise energética instalando-se o caos”. “As prateleiras dos supermercados irão estar entre 20 a 30% sem produtos de primeira necessidade”, escreveu ainda o motorista de matérias perigosas.

O Governo queria que o caso fosse investigado para se perceber se era uma ameaça real ou se se tratava de uma tentativa de insurreição. A PGR acabou por não encontrar um crime nas palavras do motorista e os serviços de informação também desvalorizaram o desabafo de Fernando Frazão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …