Moscovo vai revelar documentos sobre “verdadeira natureza” do massacre de Bucha

29

Maxim Shipenkov / EPA

Chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov

Lavrov defende que as imagens divulgadas sobre os acontecimentos em Bucha são falsas e que a Rússia vai revelar documentos sobre a sua verdadeira natureza.

A cidade de Bucha foi alvo de um massacre, com dezenas de cadáveres nas ruas, alguns dos quais haviam sido alvejados e mutilados. As imagens mostram ainda corpos com as mãos atadas, sugerindo execuções durante a ocupação russa.

“Hoje, por intermédio do nosso representante permanente [nas Nações Unidas], vamos dar uma conferência de imprensa na qual serão apresentados documentos claros sobre a verdadeira natureza dos acontecimentos”, disse o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

A Rússia alega que vai apresentar “documentos” mostrando o que afirma a ser “verdadeira natureza” dos acontecimentos em Bucha.

Ainda antes das declarações de Lavrov, já o Kremlin tinha negado “categoricamente” todas as acusações.

Segundo o Jornal de Notícias, Lavrov diz que as imagens divulgadas sobre os acontecimentos em Bucha são “falsas”, falando de uma campanha de “propaganda” e “desinformação”.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que, para os que tiverem dúvidas sobre a veracidade dos massacres, visitarem a cidade. As imagens divulgadas são apenas “a ponta do icebergue” da brutalidade russa, avisa Kuleba.

Kuleba referia-se às centenas de cadáveres de civis presumivelmente executados que foram encontrados naquela cidade próxima de Kiev quando o exército russo retirou, numa conferência de imprensa em Varsóvia, com a sua homóloga do Reino Unido, Liz Truss.

Entretanto, o jornal The New York Times analisou imagens de satélite da Maxar Technologies e verificou que, no dia 11 de março, já havia pelo menos 11 corpos nas ruas – pelo menos as “manchas” apresentadas nas imagens parecem ser cadáveres (em locais onde só se via asfalto dias antes, sem qualquer objeto estranho).

A MNE britânica, que na terça-feira se reunirá com o homólogo polaco, anunciou que o seu Governo impulsionará ações legais internacionais contra a Rússia por crimes de guerra e que Londres está “a colaborar estreitamente” com a Ucrânia para tal.

A responsável confirmou que o Reino Unido está a preparar uma ajuda avaliada em mais de 11 milhões de euros aos civis vítimas da guerra.

Na sua intervenção, Kuleba sublinhou que “já não há lugar para meias-tintas” e instou os líderes europeus “que ainda tenham dúvidas” a “visitarem Bucha agora mesmo, verem as valas comuns e depois falarem” com ele.

O MNE ucraniano fez um apelo “à União Europeia, à NATO e ao G7” para que ampliem o alcance das sanções económicas contra Moscovo e forneçam armas ao seu país.

“Quantas mais armas tivermos, mais depressa e melhor poderemos impedir a Rússia de cometer mais crimes”, sustentou Kuleba, acrescentando que o seu Governo “expôs esta situação” antes, mas “depois daquilo que se viu em Bucha” é “o momento de garantir que os culpados pagarão pelos seus crimes perante a Justiça Internacional”.

ZAP // Lusa

29 Comments

  1. Estes Ucranianos são todos uns fingidos e nazis e bárbaros. Há séculos que aterrorizam toda a vizinhança, principalmente Russos, e até estão a comprar armas nucleares ao Irão e ao Paquistão em segredo. Ah, e também acreditam que a Terra é plana e Putin é na verdade um extraterrestre.

  2. Reportando-me ao comentário do Beldroega…
    Acho que todos eles vieram de uma galáxia muito distante, fazendo-se saltitar de planeta em planeta do nosso sistema solar e usando o satélite natural da terra como base militar principal para ataque aos humanos!
    Se os ucranianos conseguem fazer recuar os russos, então todos eles devem ter familiaridade genética e oriunda das mais distantes profundezas do universo.
    Ainda vamos chegar à conclusão de que existe um conluio entre eles para se infiltrarem noutros países na forma de refugiados e tomarem o planeta de assalto.
    Veja cenas dos próximos capítulos!

    • Com certeza aquele Beldroega é do PCP e limita-se a transmitr a cartilha que o comité central mandou repetir. Um verdadeiro anormal como todos os fanáticos do PCP que defendem os Russos.

      • A ironia foi desperdiçada em ti rapaz, aprende a ler primeiro e a disparar depois.
        Mata o russo que há em ti ;D
        Slava Ukraini
        Heroyam Slava

    • Permite-me responder..

      -Ovelhas russas
      -Adeptos da contra-cultura
      -Extrema direita (sendo os russos fascistas) e PCP
      – “pessoas” adeptas de atentados suicidas do Médio Oriente
      – Regimes totalitários das mais variadas orientações ideológicas
      – Paises do 3° Mundo incluindo refugiados muçulmanos que vivem na Europa, que revem na ruZZia o seu cavaleiro branco que ataca o inimigo cristão e infiel porque a ruZZia adora mulçumanos não é verdade?
      – E idiotas americanos que se estão nas tintas para os Ucranianos e ruZZos só querem é aproveitar esta oportunidade para chamar de criminoso ao Biden e que com o Trumpinas aquilo não sucedia porque esse cavalheiro é um valente e mija Jack Daniels e as farpas tem cheiro a bacon.

      Enfim tudo gente boa que não vê nada de anormal nisto e que são capazes de comer sandwich de merd@ e chamar-lhe club sandwich.

  3. Este Putin e estes russos não se envergonham mesmo, quando param com as mentiras?? Acham que somos todos estúpidos?? Putin bandido criminoso de guerra no tribunal de Haia JÁ, abaixo a união soviética e o comunismo ditatorial e miserável!

    • Se ele for considerado criminoso de guerra pela comunidade internacional de certeza que nunca mais sai da rússia para não ser apanhado.. Mas a rússia é muito grande , dá para ele passear por lá à vontade na reforma dele.

  4. Pobres crianças que nem sequer pediram para nascer morrem de uma morte cruel. Pobres mães que ficam a chorar toda a sua vida pelos seus filhos

  5. A quem interessar desafio ler o livro ou os varios editoriais existentes na internet sobre o livro escrito pelo neonazi ruzzo Alexandr Dugin fonte ideológica do Reichstag ruZZo e amigo de longa data de Poopin. O título desta obra prima da literatura é “The Foundations of Geopolitics” e nele está presente o guião ruZZo para uma Eurásia totalmente ruZZa de Lisboa a Vladivostok tal como foi hoje afirmado oor Medvedv big L Está lá tudo desde a invasão das ex-repúblicas soviéticas, Brexit, interferência nas eleições dos EUA e outros, avanços no médio Oriente e Japão e alimentação da divisão civil nos EUA através da política e questões raciais e migrantes suportado pelos socialmedia com recurso a trolls pagos pelo GRU ruZZo que cada um controla através de software próprio centenas de contas falsas nas mais diversas plataformas. Estamos perante um 4 reich que não vai parar mediante nada senão a união e demonstração de força. Todos os acontecimentos vindos da ruZZia nos últimos 15 anos poderiam ser tirados a papel químico dos eventos que antecederam a 2a Guerra Mundial.

    • Tamos no sec.XXI,!! fd-s!. Já deviam ter aprendido com os erros do passado, alem disso cada país deve poder ser soberano e decidir o seu futuro.

  6. Digam o que disserem, culpem-se mutuamente, mas a verdade é que se a Rússia não tivesse entrado em solo ucraniano nada disto teria acontecido. E a desculpa esfarrapada da Rússia, que receava ser invadida pela NATO, está visível naquilo que vimos hoje, ninguém se opõe, porque estão com medo da força nuclear desta nação. Caso contrário estavam reunidas as condições para a NATO atacar a Rússia. Mas ninguém se esqueça, mesmo os que dormem hoje descansados nas suas casas, hoje a Ucrânia, amanhã a Finlândia outro país europeu, com vista ao sonho Russo do império da Eurásia, que uma vez Putin já referiu.

    • E se o Zelensky não tivesse dito em Munique que a Ucrania iria arranjar armas nucleares se não entrasse na NATO, teria havido guerra? A Rússia interpretou isso como uma ameaça directa

      • E não pode arranjar o que lhe apetecer? Não é um país soberano? Ora essa, tem que pedir autorização à Rússia para as ter? A Rússia pediu autorização a alguém para desenvolver as suas? É que entre ter e usar vai uma diferença. Muitos têm e não andam por aí a atacar os outros, apenas dispõem de meios para se defender. E poder ou não poder entrar na Nato é daqueles argumentos que me deixa de cabelos em pé! Como é que alguém pode vir mandar na minha casa e dizer o que eu posso ou não posso fazer ou quem a pode frequentar ou onde posso ir? Como??? Mas está tudo maluco? Não me venham com argumentos históricos que não colam.

        Porra, o mundo está mesmo ao contrário para alguém encontrar uma ponta milimétrica de justificação para a Rússia invadir a Ucrânia! “Interpretação de ameaça” e vá de invadir para chacinar os outros. Bonito! Assim vai o mundo, com pensamentos justificativos destes.

      • Tu tens a sorte de poder mandar na tua casa, mas na rússia e na china, ninguém tem, Quem manda na casa de cada um é o putin e o xi jinping. Mas tens razão em relação a tudo….mas….lá é bem diferente.

      • Isso eu sei, mas aí infelizmente é um dado adquirido para os locais e nós não podemos interferir. O que não faz com que Rússia, China e outros aspirantes possam vir interferir e mandar na “casa” dos outros países, é disso que falo! Não podem, não quer dizer que não tentem, como estão a fazer, mas por isso é que é uma insanidade achar que a Ucrânia esteve mal em dizer o que queria fazer na SUA casa…

      • Não vejo a Rússia como vítima, pois atualmente não existe país no mundo que consiga enfrentar a Rússia, excepto a China. A respeito das armas nucleares, a Coreia do Norte também tem e se Portugal quiser ter armas nucleares, terá que ser a Rússia a dizer a cada país o que deve ter. Temos que ver mais longe.

      • Porquê a rússia e não por exemplo os USA? Para mim tem mais lógica ser os USA ou a UE a emitir opinião em Portugal, pois são um elemento da NATO, do que a rússia.

      • Hahahahaaa…
        A maior potência nuclear do mundo, com um ditadura das mais opressivas do mundo, com um dos ditadores mais sanguinário do mundo, etc, etc, acha a Ucrânia uma ameaça?!
        Tu existes?

  7. Perante tantas evidências por todo o território ucraniano, este Lavrov, Putin e outros da mesma espécie sanguinária ainda têm coragem de se manifestar como se fossem as vítimas do crime que montaram deliberadamente. Isto é apenas uma pequena amostra do que estará por todo o território ucraniano, com o avançar do tempo muitos outros casos horrorosos serão desvendados!

  8. Se a Rússia vai apresentar “documentos” mostrando a “verdadeira natureza” dos acontecimentos em Bucha. toda a comunidade deve inclinar-se e acreditar porque até hoje os Russos têm demonstrado serem os grandes defensor do bem estar no mundo. As vezes interrogo-me se Putin e Lavrov são idiotas de nascença ou se julgam que o resto do mundo ainda vive na ignorância da idade média.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.