Moscovo alvo de ataque com drones

6

Maxim Shipenkov/EPA

Ataque a Moscovo, edifício atingido

Edifícios atingidos ao início da manhã; Rússia acusa Ucrânia. Kiev foi alvo de “ataque massivo” e pelo menos uma pessoa morreu.

Moscovo sofreu hoje um ataque de drones que causou “danos menores” em vários edifícios, disse o presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin.

“No início desta manhã, um ataque com drones causou danos menores em vários edifícios. Todos os serviços de emergência da cidade se encontram no local”, escreveu Sobyanin, na plataforma Telegram.

O responsável indicou que não há feridos graves e que uma investigação ao sucedido está em curso.

Moradores de dois prédios afetados pelo ataque foram retirados. “Imediatamente após o término dos trabalhos dos serviços especiais, os moradores poderão voltar aos seus apartamentos”, disse Sobyanin.

Trata-se do ataque mais grave contra Moscovo desde 2 de maio, quando a Rússia denunciou um outro ataque contra o Kremlin, também com drones, e que a liderança russa atribuiu à Ucrânia.

Rússia acusa

O Ministério da Defesa da Rússia acusou Kiev de ter lançado hoje um ataque com aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra a zona de Moscovo numa operação que classificou como ação “terrorista”.

“Cerca de 25 ‘drones’ foram projetados contra Moscovo (…). Um deles levava artefactos explosivos que não detonaram”, indicou Sobianin.

O presidente da Câmara de Moscovo especificou depois que “apenas duas pessoas receberam tratamento médico em ambulatório”.

“Não se detetaram ‘drones’ na zona do aeroporto. O aeroporto de Domodevo opera com normalidade. As partidas e as chegadas decorrem conforme o horário”, disse o gabinete de imprensa da segunda maior estrutura aeroportuária da capital russa.

Este alegado ataque com ‘drones’ contra Moscovo ainda não foi verificado por entidades independentes.

O governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, disse que “hoje de manhã” os residentes da província (Moscovo) ouviram o som de explosões “devido à ação das defesas aéreas”.

“Vários ‘drones’ foram abatidos quando se aproximaram de Moscovo”, referiu Vorobiov.

Kiev ainda não se pronunciou sobre o suposto ataque contra Moscovo.

No passado dia 02 de maio, o Governo da Ucrânia negou envolvimento no alegado ataque contra o Kremlin.

“Ataque massivo” em Kiev

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas esta madrugada num “ataque massivo” de drones russos à capital ucraniana, Kiev, de acordo com as autoridades locais.

Dados preliminares revelam que mais de 20 drones Shahed, de fabrico iraniano, foram intercetados e destruídos pelas forças de defesa aérea, informou a administração militar de Kiev.

Destroços dos drones caíram sobre um prédio de vários andares no bairro de Holosiivsky, no sul da capital ucraniana. “Uma pessoa morreu, uma idosa foi hospitalizada, duas vítimas foram assistidas no local”, disse o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, na plataforma Telegram.

Ainda de acordo com a administração civil e militar de Kiev, 20 pessoas foram retiradas do prédio em causa. “Os dois andares de cima estão destruídos, pode haver pessoas sob os escombros“, acrescentou a entidade no Telegram.

No início da noite, Klitschko tinha anunciado que uma mulher de 27 anos foi hospitalizada após a queda de detritos, também em Holosiivsky.

As autoridades dizem que o ataque noturno foi levado a cabo com recurso a drones, sendo que outros destroços que caíram incendiaram uma casa no bairro de Darnytskyi, também no sul da cidade, e três automóveis no bairro central de Pechersky. Os detritos caíram ainda sobre uma empresa no bairro de Svyatoshynskyi, em Kiev ocidental.

Sirenes de alerta aéreo soaram durante a noite na capital ucraniana e nas regiões de Cherkasy (centro), Kirovohrad, Mykolayiv e Kherson (sul).

Na segunda-feira, mísseis russos foram lançados em plena luz do dia em Kiev, semeando o pânico nas ruas, após mais uma noite de bombardeamentos. Vários moradores refugiaram-se em abrigos subterrâneos, principalmente nas instalações do metro.

// Lusa

6 Comments

  1. O Urso a ser picado. Admirem-se depois de ele ir aos favos de mel, e acabar com eles. ps: “No passado dia 02 de maio, o Governo da Ucrânia negou envolvimento no alegado ataque contra o Kremlin.” … mas o Pentágono já confirmou…. afinal em que ficamos …. já nem nos amigos acreditam ?

    • Então mas de que é que o urso estava à espera?!! Pratica diariamente atos terroristas, matando civis ucranianos. Pois, o mesmo pode acontecer-lhe. E não é um ato terrorista. É um país a defender-se de bárbaros dos tempos modernos. Quanto aos favos de mel, e quando recorrerem a eles, o mundo acaba. Ou estás à espera que o Ocidente fique a assistir. E não te esqueças que grande parte do arsenal nuclear dos teus amigos não era deles. Era Ucraniano. Se quiserem fazer mais, fazem-nas. Até porque dominam o nuclear como ninguém.

    • Se nunca viu urso de churrasco, prepare-se que vai ver … e com molho de mel e Crimeia! … enganei-me: Mel e caramel!
      A seguir o prato servido pelo Chef Perigosinho: Putin fatiado com Vodka e gelo picado da Sibéria … a sobremesa ? Wagner na grelha em Campos de Africa!

  2. “Rússia acusa o Ministério da Defesa da Rússia acusou Kiev de ter lançado hoje um ataque com aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra a zona de Moscovo numa operação que classificou como acção “terrorista”.
    Acção “terrorista”? Cambada de cínicos.

  3. Na verdade é isso: quando os Russos mandam misseis sobre a Ucrania é uma operação “especial”, quando levam com drones dos Ucraneanos sáo operações “terroristas”….ou seja uns são filhos da mãe, outros são filhos da outra!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.