Morte do porta-voz do Daesh já foi reivindicada (pelos EUA e pela Rússia)

wilayah.info

Abu Mohamed al-Adnani, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Mohamed al-Adnani, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

A morte do porta-voz e estratega do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) Abu Mohamed al-Adnani, anunciada esta terça-feira pelo grupo extremista, foi reivindicada quer por Washington quer por Moscovo.

Al-Adnani era o chefe de propaganda do movimento, recrutador de topo e cérebro de uma série de atentados no Ocidente reivindicados pelo grupo ‘jihadista’.

O Estado Islâmico anunciou que al-Adnani morreu na província de Alepo (norte da Síria), quando “inspecionava as operações militares”, sem precisar a data, nem as circunstâncias da sua morte.

O Pentágono afirmou depois que a coligação internacional anti-‘jihadista’, conduzida pelos Estados Unidos, tinha realizado um ataque aéreo perto de Al-Bab, no nordeste de Alepo, tendo como alvo Abu Mohamed al-Adnani, embora não tivesse confirmado a sua morte no imediato.

A Rússia, por seu turno, também reivindicou o bombardeamento que matou al-Adnani, indicando que o alto responsável ‘jihadista’ integrava um grupo de cerca de 40 combatentes do Estado Islâmico mortos na terça-feira num ataque de um bombardeiro russo Su-34 perto da localidade de Oum Hoch, na região de Alepo.

Conhecido pelos serviços de informações ocidentais como o “ministro dos atentados“, al-Adnani exortou os partidários do grupo radical a utilizarem qualquer arma – facas, pedras ou veículos – contra os cidadãos dos países que combatem os ‘jihadistas’.

Independentemente de quem possa ter sido responsável, a morte do extremista representa, segundo analistas, um grande golpe para o Estado Islâmico, que este ano sofreu vários reveses, incluindo perdas territoriais e o assassinato de outras figuras de topo.

Abu Mohamed al-Adnani, um sírio nascido em 1977, era “o mais visceralmente agressivo líder do ISIS aos olhos do público”, disse Charles Lister, do centro de investigação Middle East Institute.

“Sem a sua voz explosiva, o ISIS pode ter mais dificuldade em inspirar os intensos níveis de violência que ele conseguiu”, adiantou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …

Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020. Raphaël Guerreiro, …

Guerreiro admite: "Tive um pouco de sorte"

Lateral elogiou o sector defensivo da Hungria, Renato Sanches disse que é difícil enfrentar "equipas físicas". Portugal começou da melhor forma a fase final do Europeu 2020. Na vitória por 3-0 diante da Hungria, o primeiro …

Novos emails mostram que Donald Trump pressionou o Departamento de Justiça sobre eleições de 2020

Novos emails de funcionários do Departamento de Justiça e da Casa Branca mostram como os aliados do antigo Presidente Donald Trump pressionaram o então procurador-geral, Jeffrey Rosen, a considerar alegações falsas sobre as eleições de …

Centenas de pessoas retiradas após explosão numa fábrica nos EUA

Uma forte explosão química que ocorreu na segunda-feira numa fábrica de Rockton, Illinois, nos Estados Unidos (EUA), obrigou à retirada de centenas de pessoas daquela zona, informou a polícia local. "Ordenámos a retirada obrigatória devido a …

Hungria vs Portugal | Seleção vence com 3 golos nos últimos 10 minutos

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Obrigação de usar máscara na rua em vigor até setembro

Depois da aprovação do projeto-lei do PS, na semana passada, a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços públicos foi prolongada por mais 90 dias. O projeto-lei do PS foi aprovado na generalidade, especialidade e votação …