Morreu quarta vítima de ataque ao Museu Judaico em Bruxelas

 

O jovem belga ferido no sábado no tiroteio no Museu Judaico da Bélgica, em Bruxelas, morreu hoje, fazendo aumentar para quatro o número de mortos do atentado, disse Joel Rubinfeld, o presidente da Liga belga contra o anti-semitismo.

O jovem, de 20 e poucos anos, que trabalhava como recepcionista no museu, morreu ao início na tarde no hospital devido à gravidade dos ferimentos, indicou Joel Rubinfeld.

Um casal de turistas israelitas e uma francesa foram igualmente mortos no ataque, ocorrido às 15:50 de sábado (14:50 em Lisboa).

“Estou profundamente triste, os meus pensamentos estão com aqueles que perderam a vida no ataque em Bruxelas. Confio a sua alma a Deus”, declarou hoje o papa Francisco em Telavive, à sua chegada a Israel, no âmbito da visita que efectua ao Médio Oriente.

Ao discursar antes perante o Presidente israelita, Shimon Peres, e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o papa tinha defendido “uma educação em que não haja lugar para o anti-semitismo nem para qualquer expressão de hostilidade, de discriminação ou de intolerância em relação a indivíduos e a povos”.

O atentado suscitou choque na Bélgica, como no resto da Europa e em Israel. Netanyahu disse no sábado que o ataque era o resultado dos “constantes incitamentos contra os judeus e o seu Estado”.

A polícia belga divulgou hoje três vídeos que mostram o atirador, com o rosto meio escondido por um boné, a tirar uma metralhadora Kalashnikov de um saco e a disparar sobre as vítimas.

No sábado, as autoridades belgas aumentaram o nível de alerta terrorista no país para quatro, numa escala de cinco, e reforçaram o nível de segurança junto à sinagoga de Bruxelas e de outros edifícios judaicos da capital belga.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema dos judeus é que estão muito associados ao grande capital. Ao capital que especula e que provoca crises financeiras e económicas e das quais saem como ganhadores quando todos os outros perdem. São de facto um povo notável, brilhante mas cuja vontade de ganhar, mesmo que para isso seja necessário esmagar outros, os coloca numa posição difícil. Parece-me que se os judeus querem ser vistos de outra forma podem começar por mudar a forma como atuam. Penso que o anti semitismo é totalmente condenável mas é também condenável a ganância que coloca cada vez mais pessoas na miséria. É importante refletir para que possamos enveredar por um caminho de respeito e com o respeito vem a tolerância. Importa reter que ganancia não demonstra respeito e gera intolerância!

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …