//

Morreu quarta vítima de ataque ao Museu Judaico em Bruxelas

1

 

O jovem belga ferido no sábado no tiroteio no Museu Judaico da Bélgica, em Bruxelas, morreu hoje, fazendo aumentar para quatro o número de mortos do atentado, disse Joel Rubinfeld, o presidente da Liga belga contra o anti-semitismo.

O jovem, de 20 e poucos anos, que trabalhava como recepcionista no museu, morreu ao início na tarde no hospital devido à gravidade dos ferimentos, indicou Joel Rubinfeld.

Um casal de turistas israelitas e uma francesa foram igualmente mortos no ataque, ocorrido às 15:50 de sábado (14:50 em Lisboa).

“Estou profundamente triste, os meus pensamentos estão com aqueles que perderam a vida no ataque em Bruxelas. Confio a sua alma a Deus”, declarou hoje o papa Francisco em Telavive, à sua chegada a Israel, no âmbito da visita que efectua ao Médio Oriente.

Ao discursar antes perante o Presidente israelita, Shimon Peres, e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o papa tinha defendido “uma educação em que não haja lugar para o anti-semitismo nem para qualquer expressão de hostilidade, de discriminação ou de intolerância em relação a indivíduos e a povos”.

O atentado suscitou choque na Bélgica, como no resto da Europa e em Israel. Netanyahu disse no sábado que o ataque era o resultado dos “constantes incitamentos contra os judeus e o seu Estado”.

A polícia belga divulgou hoje três vídeos que mostram o atirador, com o rosto meio escondido por um boné, a tirar uma metralhadora Kalashnikov de um saco e a disparar sobre as vítimas.

No sábado, as autoridades belgas aumentaram o nível de alerta terrorista no país para quatro, numa escala de cinco, e reforçaram o nível de segurança junto à sinagoga de Bruxelas e de outros edifícios judaicos da capital belga.

/Lusa

1 Comment

  1. O problema dos judeus é que estão muito associados ao grande capital. Ao capital que especula e que provoca crises financeiras e económicas e das quais saem como ganhadores quando todos os outros perdem. São de facto um povo notável, brilhante mas cuja vontade de ganhar, mesmo que para isso seja necessário esmagar outros, os coloca numa posição difícil. Parece-me que se os judeus querem ser vistos de outra forma podem começar por mudar a forma como atuam. Penso que o anti semitismo é totalmente condenável mas é também condenável a ganância que coloca cada vez mais pessoas na miséria. É importante refletir para que possamos enveredar por um caminho de respeito e com o respeito vem a tolerância. Importa reter que ganancia não demonstra respeito e gera intolerância!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.