/

Morreu Paquete de Oliveira

(dr) Daniel Rocha / Público

Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público

Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público

O sociólogo e jornalista Paquete de Oliveira faleceu este sábado aos 79 anos, vítima de doença prolongada. Atualmente o académico madeirense era Provedor do Leitor do jornal Público, que avançou a informação.

Paquete de Oliveira foi padre e, em paralelo com a atividade religiosa, iniciou a sua carreira jornalística aos 23 anos, como chefe de redação do Jornal da Madeira, pertencente à Diocese da região, onde esteve até 1966.

Já no início dos anos 70, inicia estudos em Sociologia na Pontífice Universidade Gregoriana, em Roma, onde se viria a licenciar no ano de 1973.

Regressa a Portugal e, a partir de 1976, começa a colaborar com o Expresso, Diário de Lisboa e também, durante cerca de 10 anos, no Jornal de Notícias.

Alcançou notoriedade como comentador do programa Casos de Polícia entre 1992 e 1997 e ainda como o primeiro Provedor do Telespectador da RTP, cargo que ocupou entre 2006 e 2011.

Foi professor universitário a tempo inteiro, tendo dado aulas e realizado investigação no ISCTE, onde coordenou o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, ISCSP e ISEG.

Desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público, que deu a conhecer a notícia da sua morte.

Espalha Factos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.