Morreu Paquete de Oliveira

(dr) Daniel Rocha / Público

Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público

Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público

O sociólogo e jornalista Paquete de Oliveira faleceu este sábado aos 79 anos, vítima de doença prolongada. Atualmente o académico madeirense era Provedor do Leitor do jornal Público, que avançou a informação.

Paquete de Oliveira foi padre e, em paralelo com a atividade religiosa, iniciou a sua carreira jornalística aos 23 anos, como chefe de redação do Jornal da Madeira, pertencente à Diocese da região, onde esteve até 1966.

Já no início dos anos 70, inicia estudos em Sociologia na Pontífice Universidade Gregoriana, em Roma, onde se viria a licenciar no ano de 1973.

Regressa a Portugal e, a partir de 1976, começa a colaborar com o Expresso, Diário de Lisboa e também, durante cerca de 10 anos, no Jornal de Notícias.

Alcançou notoriedade como comentador do programa Casos de Polícia entre 1992 e 1997 e ainda como o primeiro Provedor do Telespectador da RTP, cargo que ocupou entre 2006 e 2011.

Foi professor universitário a tempo inteiro, tendo dado aulas e realizado investigação no ISCTE, onde coordenou o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, ISCSP e ISEG.

Desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público, que deu a conhecer a notícia da sua morte.

Espalha Factos

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes critica "silêncio ensurdecedor" do PS (e teme que ainda exista "o culto de Sócrates")

A ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes criticou esta quinta-feira António Costa e outros dirigentes do PS por se manterem em silêncio relativamente ao caso Operação Marquês e responsabilizou vários governos pela ineficácia no …

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …